Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Aberta consulta pública referente à versão revisada do procedimento de auditoria sobre obras rodoviárias

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) disponibilizou para consulta pública a versão revisada do PROC–IBR–ROD 105/2022, que trata da “Análise do Teor de Ligante de Camadas de Concretos Asfálticos para Fins de Auditoria”. Sugestões de aprimoramentos, correções ou acrescimentos devem ser enviadas para o e-mail ibraop@ibraop.org.br até o dia 28 de setembro de 2023.

O procedimento tem por objetivo orientar as equipe de auditoria dos Tribunais de Contas quanto à avaliação do teor de ligante de camadas de concretos asfálticos. Ele aborda a aferição do teor de ligante do concreto asfáltico a partir da obtenção de amostras por extratora rotativa, podendo ser adaptado para outros meios de extração.

Com 12 páginas, o documento traz objetivos, justificativas, equipamentos e/ou instrumentos necessários, além da íntegra do procedimento de auditoria em si, dos possíveis achados de auditoria, dos documentos para instrução processual e das normas técnica à ele relacionadas. Nesta nova versão, foram incorporados outros meios de obtenção dos teores de ligantes das camadas asfálticas, consolidando-se as práticas adotados por Tribunais de Contas brasileiros. 

O PROC–IBR–ROD 105/2022 foi revisado pelo grupo técnico de Obras Rodoviárias e Vias Urbanas do Ibraop, que conta com integrantes de TCs todas as regiões do país, além de peritos da Polícia Federal, do meio acadêmico e de consultoria especializada.

Clique AQUI e acesse a íntegra do procedimento!

Back to Top