Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Membros e colaboradores do Ibraop participam de webinário e minicurso sobre Megaprojetos de Infraestrutura

Destaques, Notícias

Trinta e dois membros e colaboradores do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – o Ibraop – participaram do webinário internacional “Viabilidade em Foco 2: Ferramentas para avaliar Megaprojetos de Infraestrutura”, no dia 19, e seguem acompanhando o minicurso virtual sobre o mesmo tema, nos dias 20, 21 e 22 de junho.

O Webinário já está disponível no Canal do Youtube do TCU. Clique AQUI para assistir ao vídeo em português, também publicado em inglês e espanhol!

Ministrado pela Oxford Global Projects, os eventos estão sendo realizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que preside o Grupo de Trabalho de Infraestrutura da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs) e contou com apoio da da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, e do GT Infra – Grupo de Trabalho de Infraestrutura.

O objetivo é proporcionar a troca de experiências por meio do compartilhamento das melhores práticas de megaprojetos no âmbito da América Latina e Caribe, apresentar as novas ferramentas de avaliação e as soluções que vêm sendo tomadas nessa área para promover avanços no planejamento, gestão e implementação de grandes empreendimentos de infraestrutura, que envolvem investimentos significativos e têm impactos diretos na economia, no meio ambiente e na qualidade de vida da sociedade.

De acordo com a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, as vagas foram destinadas ao Instituto em razão do trabalho desenvolvido pelo grupo responsável em elaborar procedimentos de auditoria sobre riscos e impactos socioambientais da infraestrutura, formado por representantes do TCU, de outros Tribunais de Contas e de organizações da sociedade civil, como a Transparência Internacional – Brasil, o Instituto Socioambiental, a CPI/PUC Rio, o Instituto Energia e Meio Ambiente.

“É uma forma desse conhecimento alcançar os auditores de controle externo de diversos Tribunais de Contas do Brasil”, explicou. “Um dos procedimentos de auditoria, que inclusive está em consulta e logo entrará em vigência, ‘versa sobre ‘Análise do planejamento, avaliação de alternativas e portfólio de projetos de infraestrutura’. Todos sabemos da importância do tema e esse é um dos grandes focos do curso”, disse Adriana.

PROGRAMAÇÃO – Além da participação de representantes de vários países da região e do Ministério do Planejamento e Orçamento brasileiro, os eventos contam com a presença de especialistas renomados, como o professor da Universidade de Oxford Alexander Budzier, um dos maiores especialistas do mundo em avaliação de megaprojetos.

Consta entre os palestrantes a auditora Chefe Rodovias e Aviação, Laura Avila Berlinck (TCU), o auditores Federal de Controle Externo, David Grubba e Rafaela Farias (TCU), Katrina Narguis (GIZ), o auditor Chefe Ferrovias e Portos, Bruno Martinello (TCU) e o professor Andreas Leed (Head of Data Science at Oxford Global Projects).

Back to Top