Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Membro e integrantes dos GTs do Ibraop participaram do Congresso da ABES, em Belo Horizonte

Destaques, Notícias

O Marco Legal do Saneamento Básico determinou que, até 2033, 99% dos brasileiros deverão contar com água tratada em suas torneiras, enquanto 90% deles deverão ter acesso à coleta e ao tratamento de esgotamento sanitário. O que fazer e como trabalhar para alcançar essas metas de universalização foram o cerne dos debates do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), realizado de 21 a 24 de maio, em Belo Horizonte (MG).

O evento contou com a participação do Ibraop, representado por sua diretora de Comunicação, Narda Consuelo Vitório Neiva Silva, e quatro outros integrantes de grupos de trabalho: Valéria Cristina Gonzaga,(TCE- MG), Ana Emília Brasiliano Thomaz (TCE-ES) e Flávia Burmeister Martins (TCE-RS), do GT de Saneamento Básico e Marcos Martinelli (TCE-ES) do GT de Resíduos Sólidos Urbanos.

A abertura oficial do congresso foi feita na noite de domingo (21) e a palestra magna “Os caminhos da universalização dos serviços de saneamento”, ministrada pelo secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, abriu a programação técnica na segunda-feira, dia 22. De acordo com Narda, o evento foi gigantesco: “Eram seis plenárias, nacionais e internacionais, acontecendo concomitantemente em todos os períodos do dia. A apresentação de mais de mil trabalhos técnico-científicos foi distribuída em 12 salas. Foram dias intensos de estudos”, resumiu a diretora do Ibraop, enaltecendo qualidade técnica dos palestrantes e debatedores convidados.

Entre os temas abordados estavam os desafios e as oportunidades trazidas pelo NMLSB, a regionalização e universalização dos serviços de Saneamento Básico, o planejamento e a regulação dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos, drenagem e manejo de águas pluviais, mudanças climáticas e soluções tecnológicas para o setor.

FITABES 2023 – Em conjunto com o Congresso da ABES foi realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que trouxe os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Confira a programação completa AQUI!

Back to Top