Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Aberta consulta pública de procedimento sobre planilha de preços de varrição manual de ruas

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) disponibilizou para consulta pública o PROC-IBR-RSU-027/2022, que objetiva  subsidiar a utilização de planilha para a composição e verificação do preço total do serviço de varrição manual de ruas. Contribuições de melhorias devem ser enviadas para o e-mail ibraop@ibraop.org.br até o dia 1º de junho de 2023.

De acordo com o diretor Financeiro do Ibraop, Alysson Mattje, que coordena o grupo técnico responsável pela elaboração do material técnico, a utilização de uma planilha de referência se faz necessária porque a verificação do preço total do serviço de varrição manual pode indicar a presença de sobrepreço.

A planilha pode ser utilizada para a elaboração do orçamento base da Administração Pública, para análise das propostas apresentadas pelas licitantes e para acompanhamento da execução do contrato. “Trata-se de um modelo-base, devendo ser adaptada para cada caso concreto, mediante a inclusão ou exclusão de itens previstos ou não no edital/projeto. O orçamento deve ser realizado por responsável técnico habilitado e é de responsabilidade do seu autor”, explicou.

A ferramenta foi baseada nos procedimentos de auditoria do Ibraop relacionados ao serviço de varrição manual. Em cada parte da planilha estará indicado o Procedimento PROC-IBR-RSU utilizado como referência.

Para acessar o PROC-IBR-RSU-027/2022 do Ibraop, clique AQUI

É recomendada a leitura dos procedimentos antes da utilização da planilha: clique AQUI para acessa-los. Já a planilha está disponibilizada AQUI!

GT RSU – O grupo técnico do Ibraop responsável pela elaboração de planilha de preços e de cartilha orientativa sobre serviços de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) foi criado em 2022 e segue trabalhando com esse propósito em 2023. Confira AQUI o Ato Diex nº 02/2023!

Além de Alysson Mattje, que coordena o grupo, são membros André Domingos Goetzinger (AGIR-Blumenau-SC); Diorgenes Carvalho de Oliveira (TCM-GO); Fernando Silva Bernardes (UEMS – Universidade Estadual de MS); Omar da Silveira Neto (TCE-RS); Valéria Cristina Gonzaga (TCE-MG); Sílvia Maria Ascenção Guedes Gallardo (TCE-SP); Igor Soares Pinheiro (TCE-RJ); e Marcos Martinelli (TCE-ES).

Back to Top