Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidente do Ibraop se reuniu com presidente do CNPTC e área técnica do TCM-RJ

Destaques, Notícias

A presidente do Ibraop, Adriana Portugal, se reuniu com o presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), Luiz Antonio Guaraná, nesta quarta-feira (22), no Rio de Janeiro. Para dar continuidade às visitas as entidades parceiras, a reunião foi motivada pela apresentação dos projetos do Instituto para ao biênio 2023-2024.


A construção de uma ferramenta que reúne informações dos Tribunais de Contas do Brasil sobre obras públicas – o Painel Nacional de Obras Públicas – foi um dos principais assuntos tratados. O CNPTC, assim como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), manifestou apoio ao projeto, que será apresentado aos demais membros do Conselho.

Por ocasião deste encontro, a presidente do Ibraop, acompanhada pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo, Ronan Alves Costa (TCE-RJ), também esteve com o secretário-geral de controle externo do TCM-RJ, Fábio Furtado, e demais auditores de controle externo que atuam com obras e serviços de engenharia. “Apresentamos os trabalhos desenvolvidos pelo Ibraop, inclusive todas as temáticas que estão sendo estudadas visando à elaboração de orientações e procedimentos de auditoria. Todos foram convidados a participar”, informou Adriana.

Ao todo, oito áreas e/ou frentes de atuação em auditoria de obras públicas estão sendo estudadas pelo Ibraop: Manual de Auditoria (Procedimentos Gerais), Obras Rodoviárias, Saneamento Básico, Planilha de Preços (RSU), Painel de Obras Pública, Reequilíbrio Econômico-Financeiro, Impactos Socioambientais e Notas Técnicas.

Back to Top