Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidente e diretores do Ibraop participaram do 5° CONACON

Destaques, Notícias

presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Anderson Uliana Rolim, e os diretores Administrativo e Administrativo-Adjunto, Bartolomeu Lordelo Jr e Fernando Morini, participaram da 5ª edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – o CONACON. Considerado um dos maiores congressos nacionais de Controle da Administração Pública, o evento foi realizado de 21 a 25 de novembro, na Escola Superior do Parlamento Cearense, em Fortaleza (CE).

Com tema central “Tribunais de Contas e Democracia”, o 5° CONACON foi aberto com palestra magna proferida pelo ministro Antonio Anastasia, do Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com o presidente do Ibraop, assuntos relevantes foram debatidos ao longo da programação, tais como combate à corrupção, a Lei de Improbidade sobre os Tribunais de Contas, julgamentos de contas e inelegibilidade, e o PLP 79/2022, que estabelece normas gerais de fiscalização financeira da Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


A apresentação de trabalhos e pesquisa de destaque desenvolvidas por auditores de Controle Externo de diversos Estados e a participação do poeta cearense Bráulio Bessa trouxeram ainda mais qualidade ao evento.

Para Bartolomeu Jr, a oportunidade de interagir com colegas auditores de todo Brasil foi única. “A luta pelo fortalecimento do controle externo e união da classe dos Auditores de Controle Externo são muito importantes”, disse o diretor do Ibraop.

“Parabenizo o presidente da ANTC, Ismar dos Santos Viana, e os demais organizadores do 5º CONACON, pelo congresso”, concluiu Anderson Rolim.

Back to Top