Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop é convidado a participar do Fórum Internacional de Auditoria Governamental, no Rio de Janeiro

Destaques, Notícias

A diretora Técnica do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Adriana Portugal, participou do Fórum Internacional de Auditoria Governamental. Organizado pela Editora Fórum, o evento integra a agenda oficial do XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai), realizado de 8 a 10 de novembro, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.

Ainda que direcionado aos integrantes das delegações dos países-membro da Intosai, o fórum também reuniu instituições que formam as redes de controle, como os Tribunais de Contas, o Ministério Público Federal, a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal, além das organizações multilaterais, da sociedade civil organizada, da academia e da imprensa.

O objetivo foi debater questões fundamentais que colaborem para contínua melhoria do desempenho das instituições superiores de controle, tais como erradicação da pobreza, eliminação da fome, igualdade de gênero, responsabilidade fiscal, endividamento público, desenvolvimento da infraestrutura, sustentabilidade, combate à corrupção, participação cidadã e transformação digital.

Confira AQUI a programação completa do evento!

De acordo com Adriana, foi uma ótima oportunidade para conhecer a realidade da auditoria governamental pelo mundo e ver que o Brasil, nesse sentido, possui técnicas e abordagens tão ou mais evoluídas que as dos demais países em desenvolvimento. “A independência do controle exercido no nosso país é louvável”, observou.

Com relação a infraestrutura, a presidente eleita do Ibraop destacou as palestras “Estratégias de recuperação global para a erradicação da pobreza na Agenda 2030”, ministrada pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade; e “Financiamento em escala de projetos de infraestrutura: as perspectivas do setor financeiro público e privado para apoiar investimentos de infraestrutura social e econômica”, ministrada pelo presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro.

“A CNI trouxe as demandas do setor privado para a melhoria da segurança jurídica e o Banco do Brasil debateu as possíveis formas de financiamento, ambos voltados ao desenvolvimento da infraestrutura no país. As palestras da temática ‘infraestrutura’ foram voltadas à situação do Brasil”, disse a diretora do Ibraop.

Muitos estudos foram apresentados pelas entidades que participaram do evento. Confira abaixo alguns deles que foram disponibilizados:

Plano de Ação para o combate à corrupção e aos crimes econômicos”, da Federação Internacional de Contadores – International Federation of Accountants (IFAC) – material em inglês!

Política sobre igualdade de gênero e não discriminação”, da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS) – material em espanhol!

 “O futuro do Governo Digital”, das Nações Unidas (United Nations) – material em inglês!

Back to Top