Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

ENAOP 2022: “Iniciativa privada na universalização do Saneamento Básico” é o tema da palestra de Percy Soares Neto

Destaques, Notícias

O diretor Executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindicon), Percy Soares Neto, trouxe uma perspectiva diferente aos participantes do ENAOP 2022 com a palestra “Iniciativa privada na universalização do Saneamento Básico”, nesta terça-feira (25). A apresentação abriu o Painel 5 – Saneamento Básico e Temas em Destaque – que foi mediado pelo diretor de Comunicação do Ibraop, Guilherme Bride Fernandes.

A Abcon/Sindicon representa as operadoras privadas de saneamento no Brasil desde o início do ano 2000 e, hoje possui 20 holdings e 120 concessionárias associadas. Segundo o palestrante, o propósito da associação é atuar para que o segmento privado seja protagonista na universalização do saneamento básico no país.

Com o Novo Marco Regulatório, disse o palestrante, houve um conjunto significativo de investimentos contratados no Brasil, tanto os de grande quanto os de pequeno porte. “Temos aproximadamente 60 bilhões contratados para um setor que vinha muito aquém em termos de investimentos – contratos esses advindos de concessões e concorrências publicas. Trata-se de uma transformação importante do mercado”, observou.

O mapa da regionalização dos serviços de saneamento básico foi apresentado por Percy Neto, que também demostrou os números da participação da iniciativa privada no saneamento do país. Segundo ele, os municípios brasileiros atendidos por companhias estaduais e municipais ainda são maioria absoluta, porém é evidente o crescimento das empresas privadas nesse curto espaço de tempo.

“Em apenas um ano do novo Marco Legal do Saneamento, o número de municípios atendidos pela iniciativa privada aumentou 31%”, informou. “As empresas privadas tem uma representatividade de 9% dos municípios do Brasil em 2022”.

O palestrante concluiu sua apresentação falando da importância da pluralidade contratual para o alcance da universalização. Confira AQUI a íntegra da palestra!

Back to Top