Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

ENAOP 2022: Fernando Bernardes apresentou a palestra “Novo Paradigma da Logística Reversa”

Destaques, Notícias

“Novo paradigma da logística reversa” foi o tema da palestra proferida pelo engenheiro ambiental Fernando Fernandes, nesta segunda-feira (24), durante a realização do Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas | ENAOP 2022. A apresentação buscou trazer aos participantes do evento o conceito de logística reversa, a legislação aplicada e a importância de os Estados fomentarem esta política pública.

Fernando iniciou sua fala fazendo uma reflexão sobre a reciclagem e mostrando todo o fluxo que os resíduos percorrem até chegar ao ponto da indústria da reciclagem, além de destacar o percentual reciclado pelo Brasil – algo em torno de 4% – e a importância da valoração econômica.

Confira AQUI a apresentação completa!

O engenheiro mostrou quais os produtos e embalagens que possuem obrigatoriedade de implementação da logística reversa, bem como as entidades que são responsáveis pela gestão desses resíduos.  Trouxe também um panorama da implementação da logística reversa com Acórdãos, Decretos e indicadores para medição dos materiais reciclados. “A logística reversa é a ponta do iceberg, ou seja, é importante a gente trazer o setor privado, mas também é muito importante que os Estados trabalhem com seus municípios para que eles aumentem a coleta seletiva”, afirmou Fernando Bernardes.

Ao encerrar, o engenheiro apresentou o chamado verificador independente de logística reversa – figura que ajudou muito na fiscalização dos resultados, por ser um elo isento e independente, formado por uma equipe multidisciplinar e com expertise do setor. Para detalhar o processo de verificação, ele mostrou como é realizado o procedimento nas notas fiscais realizado pelo verificador independente.

Como resultado de toda a aplicação da logística reversa, o palestrante realçou que o Brasil ainda recicla pouco. Contudo, com todas as iniciativas que estão sendo realizadas, o país alcançou a marca de 602 mil toneladas de materiais reciclados, dado que demonstra a dimensão que temos: “É o maior sistema de gestão de resíduos recicláveis e de logística reversa que existe no mundo, não existe uma plataforma que conseguiu tamanha dimensão em um ano”, concluiu.

ENAOP 2022 – Realizado pelo Ibraop e pelo TCDF, o evento conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e do Sistema Confea/CREA, formado pelos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia.

FONTE: Raíssa Freire (ASCOM/TCDF)

Back to Top