Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Enaop 2022: Auditor do TCM-GO palestra sobre planilha de cálculo de preços para coleta de Resíduos Sólidos Urbanos

Destaques, Notícias

A planilha de cálculo de preços para coleta de Resíduos Sólidos Urbanos, construída com base nos procedimentos de auditoria do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), foi uma ótima iniciativa. A afirmação foi feita pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Diorgenes Carvalho de Oliveira, em sua apresentação no Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas | ENAOP 2022.  O evento começou nesta segunda-feira (24) e segue até o dia 26 de outubro, no Plenário do TCDF, em Brasília.

“O Ibraop não se limitou a fazer apenas os procedimentos de auditora sobre a coleta de resíduos e partiu para a prática, criando uma planilha de cálculo de preços para facilitar o trabalho dos Tribunais de Contas, automatizando a análise”, explicou o auditor que fez uma ressalva: “Trata-se de uma ferramenta em andamento, que depende do feedback dos auditores e, portanto, ainda não está completa”.

Confira AQUI a íntegra da palestra!

Diorgenes apresentou a estrutura da planilha, explicando que a primeira coluna mostra qual o procedimento do Ibraop que o cálculo do Excel se refere. A segunda coluna traz o item do procedimento em questão, a terceira informa a variável, como população e quantidade de lixo, e a quarta, o valor dessa variável. Já a quinta e sexta colunas da planilha informam, respectivamente, a unidade da variável e as observações.

“Na ferramenta, explicamos como os valores das variáveis podem ser obtidos pelos auditores, além de reproduzir o texto dos procedimentos para evitar a abertura de outro documento e, com isso, obter certo ganho de produtividade”, explicou. A apresentação seguiu com a simulação de um estudo de caso, que comparou como o trabalho de auditoria seria feito com e sem as informações da ferramenta.

Por fim, o palestrante pediu que, tão logo o PROC-IBR-026/2022 seja disponibilizado para consulta pública, os colegas auditores deverão acessar a planilha, fazer testes e dar a sua contribuição de melhoria ao grupo do Ibraop responsável pelo seu estudo e desenvolvimento.

Diorgenes Carvalho de Oliveira é auditor do TCM-GO desde 2012 e tem atuado em diversos processos relacionados à limpeza urbana. É graduado em Engenharia Civil e mestre em Estruturas de Concreto Armado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

ENAOP 2022 – Realizado pelo Ibraop e pelo TCDF, o evento conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e do Sistema Confea/CREA, formado pelos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia.

 

Back to Top