Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul filiou-se ao Ibraop

Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Rio Grande d Sul (TCE-RS) é o mais novo filiado do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), que totaliza 29 instituições de controle externo associadas. O Termo de Filiação foi assinado, nesta segunda-feira (13), pelo conselheiro presidente Alexandre Postal e pelo presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim.

A parceria entre as instituições tem vigência de cinco anos, portanto, até 2027. A filiação visa ao desenvolvimento de ações voltadas ao aprimoramento da gestão e do controle de obras públicas no Brasil. Objetiva, ainda, a uniformização de entendimentos por meio da elaboração de Orientações Técnicas, Procedimentos de Auditoria de Obras Públicas e a realização de reuniões técnicas, cursos, capacitações e eventos técnicos na área de Auditoria de Obras Públicas.

O presidente do TCE-RS, conselheiro Alexandre Postal, destacou a importância dessas parcerias que visam ao fortalecimento dos controles externos. Ressaltou que espera deixar um legado no Tribunal de Contas, com uma nova maneira de fiscalizar as obras públicas. “O Tribunal pretende utilizar tecnologia para realizar monitoramento de obras e evitar desvios na administração pública,” explicou.

O presidente do Ibraop, Anderson Rolim, destacou que ações como essa buscam a melhoria do controle externo de obras públicas. “É importante o estreitamento das relações com os Tribunais de Contas, no sentido de criar um controle de obras mais forte e coeso.”

Confira AQUI a lista completa dos Tribunais de Contas filiados ao Ibraop!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibraop, com Assessoria de Comunicação Social do TCE-RS (texto de Francisco Queiroz Filho e imagens de Vinícius Reis).

Back to Top