Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Grupo de Rodovias do Ibraop revisa novo procedimento de auditoria

Destaques, Notícias

O grupo constituído pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) para a elaboração de procedimentos de auditoria sobre obras rodoviárias se reuniu, nesta quarta-feira, dia 6 de abril, por videoconferência. A partir de hoje, os auditores passam a revisar um outro procedimento de auditoria já publicado.

Trata-se do PROC-IBR-ROD n. 105/2016, que versa sobre ‘Análise do Teor de Ligante de Camadas de Concretos Asfálticos para Fins de Auditoria’. O objetivo do grupo, segundo sua coordenadora e Diretora Técnica do Ibraop, Adriana Portugal, é discutir a eventual incorporação ao procedimento de novas técnicas de extração do teor de betume do pavimento.

“Técnicas essas que já estão sendo utilizadas em outros Tribunais de Contas, como a extração de betume por meio do forno tipo Mufla Digital Microprocessado,  por exemplo. Um equipamento muito mais barato que o considerado na versão anterior do procedimento, referente ao forno NCAT”, explicou. A revisão desse procedimento, diz Adriana, será deliberada em breve. “A intenção é lançar ainda no primeiro semestre deste ano uma nova versão desse procedimento”.

CONSULTA PÚBLICA – Uma vez lançada, a nova versão do procedimento revisado é disponibilizada para consulta pública. O PROC-IBR-ROD-104-2021, que versa sobre Análise da Estabilidade, Fluência e Resistência à Tração de Camadas de Concretos Asfálticos para Fins de Auditoria, inclusive está aberto para contribuições de melhorias até o dia 7 de junho de 2022. As sugestões de alteração devem ser enviadas para o e-mail ibraop@ibraop.org.br.

Back to Top