Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidente do Ibraop prestigiou a posse das novas Diretorias da Atricon, IRB e Abracom em Brasília

Destaques, Notícias

O presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Anderson Uliana Rolim, prestigiou a realização da cerimônia de posse das novas Diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) par ao biênio 2022-2023. 

Devido às restrições impostas pela pandemia, a solenidade foi realizada em formato híbrido – presencial e virtual – no auditório do Instituto Instituto Serzedello Corrêa (ISC-TCU), nesta terça-feira (22), em Brasília (DF).

Na ocasião, Rolim agradeceu o conselheiro Fábio Túlio Nogueira (TCE-PB) pelo apoio dado ao Ibraop nos quatro anos em que esteve à frente da Atricon. Cumprimento e solicitou ao presidente eleito da Atricon, o conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), o agendamento de uma reunião para debater ações conjuntas.

“Também cumprimentei o presidente eleito do IRB, o conselheiro Edilberto Pontes Lima [TCE-CE], e da Abracom, o conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto [TCM-GO]. Tive, ainda, a oportunidade de conversar com o presidente da ANTC [Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil], o auditor Ismar Viana [TCE-SE], para estreitarmos pautas de interesse comum”, disse.

SOLENIDADE – A cerimônia foi aberta com a apresentação de vídeos institucionais da Atricon e da Abracom, bem como dos representantes de entidades que compuseram a mesa presencial e virtual. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, discursaram a ministra presidente do Tribunal de Cotas da União (TCU), Ana Arraes, e os conselheiros que deixam o comando das referidas instituições e aqueles que irão representá-las para o biênio 2022-2023 discursaram.

Nas falas dos presidentes eleitos da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS), do IRB, Edilberto Pontes (TCE-CE) e da Abracom, Joaquim Castro (TCM-GO), o reconhecimento pelo trabalho das gestões anteriores, os agradecimentos pelo apoio recebido e planos pelo aperfeiçoamento do Sistema Tribunais de Contas se destacaram. Todos dividiram o desejo de se empenharem por objetivo comum: o de melhorar os serviços públicos oferecidos para população brasileira.

O Ibraop foi saudado pelo presidente eleito da Atricon e também citado pelo conselheiro Fábio Túlio Nogueira, que registrou em seu discurso a celebração do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Atricon e o Instituto como um avanço. “Somos parceiros desde o ano de 2009, quando foi assinado protocolo de intenções, que além da previsão da uniformização dos procedimentos de auditoria de obras públicas e serviços de engenharia, prevê a filiação dos Tribunais de Contas ao Instituto”, disse e enfatizou: “Nosso grande interesse é evitar o desperdício de recursos públicos, apurar a qualidade das obras públicas e a entrega tempestiva dos serviços. Ou seja, queremos aprimorar a fiscalização para impedir a paralisação e o abandono de obras pelo Brasil”.

Back to Top