Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop comemora 21 anos de fundação; Data foi lembrada pelo presidente na abertura do XIX Sinaop

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas completa exatos 21 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 22 de novembro. O registro foi feito pelo presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim, durante a abertura do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas. O evento é virtual e gratuito, com transmissão ao vivo até o dia 26, pelo canal do YouTube do Ibraop – www.youtube.com.br/ibraoptv!

Em sua fala, Rolim disse que a história do Ibraop é marcada por muito aprendizado, crescimento e contribuição para o controle externo de obras e serviços de engenharia. “Registro um agradecimento muito especial a todos aqueles que, direta ou indiretamente, participaram da construção dessa história, de forma voluntária, abnegada, muitas vezes anônima, imbuídos do desejo de melhor servir a sociedade”, disse.

Anderson lembrou que, dada a impossibilidade de realização de eventos presenciais em razão da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Ibraop promoveu três webinários ao longo deste ano: o primeiro sobre a ‘Nova Lei de Licitações e Contratos’; o segundo, sobre o ‘Uso da Metodologia BIM nas Obras Públicas’ e’, por fim, o ‘Novo Método de Dimensionamento de Pavimentos’. ”Não por acaso, mas por sua grande relevância, esses temas estão contemplados na agenda deste evento que se inicia”, informou.

Outros feitos do Ibraop neste ano foram lembrados pelo presidente, tais como o início da elaboração do Planejamento das Ações para o Biênio 2021/2022, a retomada das reuniões do grupo de trabalho de Procedimentos de Auditoria de Obras Rodoviárias, a participação do Instituto em diversos eventos e a filiação de dois novos Tribunais de Contas Estaduais: o do Piauí (TCE-PI) e do Amapá (TCE-AP).

”Constituímos um grupo de trabalho voltado à construção de notas técnicas e, outro grupo de trabalho, para discussão dos impactos do novo marco do saneamento básico. O tema, por sua relevância material e social, somada a qualidade das discussões e dos materiais produzidos pelo grupo, também compõem a pauta deste evento”, observou Anderson Rolim.

A fala do presidente do Ibraop foi encerrada com agradecimentos à toda equipe do Tribunal de Contas da União, do Instituto Serzedelo Corrêa e do próprio Ibraop que trabalharam na organização do evento e também a todos os mediadores, palestrantes e painelistas que irão compartilhar suas experiências durante esta semana. “Sigamos firmes e fortes no nosso objetivo de garantir planejamento adequado, projetos bem feitos, fiscalização efetiva e obras com qualidade e durabilidade”, concluiu.

Assista AQUI ao vídeo de abertura do XIX Sinaop!

Back to Top