Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Evento do Ibraop debateu a mudança de metodologia de dimensionamento de pavimentos

Destaques, Notícias

Apresentar o cenário atual sobre a gradual mudança de metodologia de dimensionamento de pavimentos que está acontecendo com a implantação do MEDINA – o Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos Flexíveis. Esse foi o objetivo do debate virtual promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) na tarde desta terça-feira, dia 31 de agosto.

Durante a abertura do webinar, o presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim, também adiantou que o evento iria tratar das “principais alterações requeridas por essa nova metodologia, dos ensaios laboratoriais necessários para o seu uso, dos rumos de implantação no Brasil nos próximos anos e dos desafios para o controle externo associados a essa mudança”.

Assista AQUI ao vídeo do Webinar Medina!

A diretora Técnica do Ibraop, Adriana Portugal, lembrou que o Instituto sempre fomentou iniciativas que visam a melhoria da auditoria de obras públicas, o que perpassa pela melhoria das próprias técnicas de engenharia no país. “É com essa proposta que abrimos esse espaço para que os nossos convidados nos apresentem as premissas do MeDiNa e as perspectivas de implantação do método no Brasil”.

LABORATÓRIOS DE OBRAS – Além das palestras, o Webinar Medina foi marcado pela apresentação de vídeos sobre os laboratórios de análise de asfalto em funcionamento em alguns Tribunais de Contas: dos TCEs do GO, MT, SE, SC e PI. “O Tribunal de Contas do Distrito Federal também já investiu na aquisição de equipamentos com esse objetivo”, explicou Adriana.

Esse é o quarto evento virtual organizado pelo Ibraop neste ano. O objetivo é despertar o interesse dos auditores de controle externo na elaboração de materiais técnicos, que deverão enriquecer as discussões durante o Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, que será realizado de 22 a 26 de  novembro.

Acesse AQUI o Canal do Ibraop no Youtube e confira os vídeos de todos os eventos virtuais anteriores a esse!

Back to Top