Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Diretor de Comunicação e Presidente do Ibraop encerraram o Webinar BIM

Destaques, Notícias

O diretor de Comunicação e o presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), respectivamente Guilherme Bride Fernandes e Anderson Rolim, ambos auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), encerraram os debates do evento virtual realizado no último dia 30 de julho. O vídeo do Webinar BIM do Ibraop, que já está disponível no canal do Youtube – www.youtube.com.br/ibraoptv

Em sua fala, Bride frisou que o Ibraop sempre incentivou a melhoria do planejamento das obras públicas: ”Planejamento inadequado sempre foi, e continua sendo, o grande problema das obras públicas”. Em sua atuação como auditor, já há 17 anos, Guilherme testemunhou como essa atuação do Instituto provocou uma mudança de paradigmas na concepção dos projetos básicos, especialmente depois da edição da Orientação Técnica OT n° 01/2016.

“Vimos nesse debate que o BIM tem uma capacidade enorme de melhorar ainda mais o planejamento das obras públicas e o Ibraop vem fomentando a discussão e incentivando a utilização de novas tecnologias”, disse, ao lembrar que duas palestras do ENAOP 2019, cujo tema era Inovações em Auditoria de Obras Públicas’, trataram justamente da metodologia BIM.

“Assim como o Ibraop provocou uma mudança de paradigmas com relação aos projetos básicos, esperamos que num futuro próximo a utilização do BIM seja regra nas obras públicas. Mas enquanto isso não acontece, o controle externo precisa ter alguns cuidados”, ponderou, ao citar a necessidade de melhoria do quadro técnico de engenheiros das Cortes de Contas como exemplo.

O presidente do Ibraop, Anderson Rolim, fez uso da palavra, ao fim, para pedir que os auditores de controle externo continuem produzindo materiais técnicos e iniciativas sobre a temática em seus respectivos Tribunais de Contas. Isso porque o Instituto pretende promover uma discussão ainda mais ampla e aprofundada no Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o SINAOP, em novembro.

Antes, porém, o Ibraop deverá realizar outros dois Webinários: um sobre o método de dimensionamento nacional – MeDiNa para Obras Rodoviárias, e outro sobre o Novo Marco do Saneamento. “Precisamos trabalhar para ocupar o nosso espaço na construção de entendimentos e consolidação da jurisprudência relacionada à Nova Lei de Licitações e Contratos, inclusive no que diz respeito a implantação, contratação e desenvolvimento de iniciativas relacionada a Metodologia BIM”, reforçou Rolim, antes de agradecer a participação de todos os palestrantes e participantes do evento.

Back to Top