Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

“É importante que os Tribunais de Contas incentivem o uso do BIM”, diz Fernando Morini em evento do Ibraop que debateu a metodologia

Destaques, Notícias

O auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios de São Paulo (TCMSP) e diretor Administrativo Adjunto do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Fernando Celso Morini, foi o quarto palestrante do Webinar BIM realizado ao vivo no último dia 30. O vídeo do evento já está disponível pelo canal do Youtube do Ibraop – www.youtube.com.br/ibraoptv

Morini iniciou sua fala apresentando os três pilares das Normas Brasileiras nas Auditorias do Setor Público (NBASPS) – as auditorias financeira, de conformidade e operacional – aprofundando sua fala, porém, nas duas últimas. “Os auditores devem continuar utilizando as orientações técnicas do Ibraop e as NBASPS para avaliar as conformidades, até porque não existe uma legislação, resolução ou portaria especifica para a metodologia BIM”, disse. Ainda de acordo com o auditor do TCM-SP, a metodologia BIM possui um grande potencial para auxiliar as auditorias operacionais, especialmente na constatação de desvios de recursos públicos e diferenciação.

“É importante que os Tribunais de Contas incentivem o uso do BIM, assim como a Nova Lei de Licitações e Contratos [Lei n° 14.133/2021]. Mas é importante fazer essa concomitância já no projeto” defendeu, e acrescentou: “As palestras anteriores deixaram bem claro que, se o BIM for bem utilizado nas fases de projeto, orçamento, execução e pós-execução de uma obra, teremos mais qualidade. Mas também ficou claro que estamos muito longe disso. A implantação será feita de forma lenta e gradual”.

Fernando Celso Morini é graduado em Engenharia Civil e Contabilidade (Escola Politécnica e FEA na Universidade de São Paulo), e pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em TI (FGVSP) e em Gestão de Cidades (Escola Politécnica da USP). Além de diretor do Ibraop, é Vice Presidente Regional Sudeste/Sul da ANTC e Presidente da AudTCMSP. Antes de ser auditor do TCMSP, atuou na mesma função no TCESP.

Back to Top