Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Webinar do Ibraop debateu sobre as perspectivas futuras do uso da metodologia BIM em obras públicas

Destaques, Notícias

Com o objetivo de apresentar o cenário atual de desenvolvimento e utilização da metodologia BIM – Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção – na administração pública, o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) realizou mais um debate virtual na tarde desta sexta-feira (30). O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube e o vídeo ficará disponível no Canal do Ibraop – www.youtube.com.br/ibraoptv

Durante a abertura do webinar, o presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim, reforçou a importância dessa temática: “Debater as perspectivas futuras em relação aos avanços no uso do BIM se faz necessário especialmente em função da Nova Lei de Licitações e Contratos [Lei n° 14.133/2021], que no parágrafo 3º do artigo 19, estabelece preferência nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura para a adoção de BIM ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la”, informou.

O diretor de Comunicação do Ibraop, Guilherme Bride Fernandes, lembrou que o Instituto sempre fomentou iniciativas que visam a melhoria do planejamento das obras públicas. “E é com essa proposta que abrimos esse espaço para que os colegas debatam sobre o tema, especialmente em função dos impactos sobre a atuação do controle externo”.

O Webinar BIM é o segundo debate virtual realizado pelo Ibraop em 2021. A proposta é aquecer as discussões sobre diversas temáticas para despertar o interesse dos auditores de controle externo na elaboração de materiais técnicos. “Esses trabalhos deverão enriquecer as discussões durante o Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o SInaop – que será promovido pelo Ibraop em novembro próximo”, frisou Anderson.

O vídeo da transmissão ao vivo do evento já está disponível em www.youtube.com.br/ibraoptv Acesse, assista e aproveite para se inscrever no Canal do Youtube do Ibraop e acionar o alerta (sino) para receber notificações sempre que um novo evento ou vídeo for publicado.

Back to Top