Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Novo procedimento de auditoria de obra rodoviária foi aberto para consulta pública

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) disponibilizou um novo procedimento   de auditoria de obras rodoviárias – o PROC–IBR–ROD 102/2020 sobre Análise das Espessuras de Camadas de Concretos Asfálticos – para consulta pública. Sugestões de melhorias devem ser enviadas para o e-mail ibraop@ibraop.org.br até o dia 30 de janeiro de 2021.

A norma tem por objetivo orientar equipes de auditoria quanto à aferição das espessuras executadas das camadas de concreto asfáltico em relação às definidas em projeto e/ou indicadas nas medições. Essa análise da espessura servirá de subsídio para a avaliação da qualidade do concreto asfáltico, conforme PROC–IBR–ROD 112/2019; do quantitativo de concreto asfáltico, conforme PROC–IBR–ROD 113/2016; e do controle tecnológico de concreto asfáltico, conforme PROC–IBR–ROD 116/2019.

De acordo com a Diretora de Comunicação do Ibraop, Adriana Portugal, esse procedimento é uma versão revisada do que foi lançado em 2016. “Trata-se de um projeto de revisão do módulo de obras em andamento, realizado entre 2016 e 2019. Como os primeiros foram feitos há muito tempo, houve a necessidade de fazer algumas atualizações”, explicou.

Com 4 páginas, o PROC–IBR–ROD 102/2020 traz objetivos e justificativas, os procedimentos e respectivas análise qualitativa e da espessura apropriada na medição, além dos possíveis achados de auditoria, a lista dos documentos necessários para instrução processual e das normas técnicas a ele relacionadas.

Para ter acesso ao documento, clique AQUI!

Back to Top