Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Auditor Federal palestra sobre “A Indústria dos Claims nos Contratos de Obras Públicas” em evento do Ibraop

Destaques, IBRAOP 20 ANOS, Notícias  ,,,,,,,

“A Indústria dos Claims nos Contratos de Obras Públicas” foi o tema da palestra do secretário de Operações Especiais em Infraestrutura do Tribunal de Contas da União, o auditor federal Rafael Di Bello, no “Seminário Técnico – 20 Anos”. A apresentação foi mediada pelo diretor Administrativo do Ibraop, Guilherme Bride Fernandes.

O que significa “claim”? A palavra tem origem no latim e significa brado, rogo, súplica e queixa. Em se tratando de obras públicas, “a indústria dos claims” está relacionada ao abuso da reclamação formal, contendo excessos de pretensão associada a um “suposto” direito e, justamente por isso, deve ser examinado criteriosamente, à luz da lei, do contrato e da jurisprudência. “Assim, se espera que o ‘claim’ seja exceção, e não regra. Deve-se manter o equilíbrio entre as partes, contratante e contratado”, disse Di Bello.

Ainda de acordo com o palestrante, os ‘claims’ podem estar inseridos em três diferentes contextos: de corrupção; idôneos, mas incabíveis legal ou tecnicamente; e pertinentes, a serem examinados e aprovados conforme lei. Di Bello apresentou, na sequência, os princípios constitucionais – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – para o exame de ‘claims’, com exemplos práticos em situações reais, já analisadas pelo TCU.

Ao concluir, o Di Bello reforçou que anteprojetos e projetos são recorrentemente deficientes no Brasil, um problema que, há 20 anos, tem sido apontado. “Se não atuarmos como auditores de obras públicas, preservando o dinheiro dos pagadores de impostos, esse recurso nunca será o suficiente para desenvolver a estrutura do Brasil. O poder publico, é óbvio, deve tomar as decisões e fazer as obras necessárias, mas com responsabilidade”, disse.

Tanto o arquivo da palestras, quanto o vídeo da apresentações do Seminário Técnico – 20 Anos”, já estão disponíveis no site do Ibraop e no canal do Youtube – www.youtube.com.br/ibraoptv. Acesse e confira!

Back to Top