Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop integra comissão responsável por parecer técnico sobre obras públicas em tempo de pandemia

Destaques, Notícias

23/04/2020

O presidente e a diretora de Comunicação do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Anderson Uliana Rolim (TCE-ES) e Adriana Cuoco Portugal (TCDF) – além de outros auditores de Tribunais de Contas – integram Comissão Especial designada pelo Conselho Nacional dos Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC). 

Ao todo, seis comissões foram criadas pelo CNPTC, visando à orientação e uniformização do posicionamento dos Tribunais de Contas nesse momento de crise do coronavírus (COVID-19). A iniciativa é fruto de reunião ordinária do conselho, realizada por videoconferência, em conjunto com a Atricon, Abracom, Audicon e IRB.

De acordo com a Portaria CNPTC n.1, o objetivo desta comissão – presidida pelo conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES) – é estudar e emitir um parecer técnico sobre a aplicação das normas da Lei nº 13.979/2020 ou da Lei nº 8.666/1993 às contratações que têm por objeto obras e serviços de engenharia, decorrentes de dispensa de licitação, com a finalidade de enfrentamento da pandemia.

Acesse AQUI a Portaria CNPTC n.1!

Outras quatro portarias também foram criadas e versam sobre os seguintes estudos:

A Portaria CNPTC n. 2, designa comissão especial para acompanhamento das contratações que não utilizam o pregão eletrônico e seus impactos na competitividade e na economia local em decorrência do isolamento social.

A Portaria CNPTC n. 3, designa comissão especial para estudar e propor parecer sobre a existência de mecanismos para formalização da aquisição conjunta de bens e transferência direta de recursos entre Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Secretarias Municipais/Estaduais, bem como verificação da possibilidade de redução do repasse do duodécimo pelo Executivo, no período da pandemia.

Já a Portaria CNPTC n. 4, designa comissão especial para estudar e propor parecer sobre a uniformização da contabilização e prestação de contas dos recursos destinados ao combate da pandemia, nos moldes da Nota Técnica SEI nº 12774/2020/ME, da Secretaria do Tesouro Nacional, que ressalta haver a possibilidade de alterar o layout das Matrizes de Saldos Contábeis (MSC) vigentes, considerando as regras da consolidação do balanço da União.

Por fim, a Portaria CNPTC n. 5, designa comissão especial para estudar e propor parecer a respeito de orientação dos tribunais à área fim sobre a fiscalização dos recursos destinados à saúde dentro das condições do momento, incluída a análise das contratações emergenciais, abordando, ainda, o seguinte subtópico: Forma de fiscalização na aplicação da Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020 (distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas da educação básica).

Saiba mais AQUI!

You must be logged in to post a comment.

Back to Top