Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

André Mendes representou o Ibraop no Painel ‘Gestão Pública de Engenharia’ do 76ª SOEA

Destaques, ENAOP2019, Notícias

O auditor federal André Luiz Mendes representou o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas ao participar do painel “Gestão Pública da Engenharia” da 76ª edição da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia  (SOEA), nesta quarta-feira (18). O evento, iniciado no dia 16, segue até esta quinta-era (19), em Palmas (TO).

Ao abordar os aspectos críticos da gestão de obras públicas no país, Mendes apresentou o resultado de recente levantamento de obras paralisadas realizado pelo Tribunal de Contas da União e pelos TCEs e concluiu que metade delas estão paradas por motivos técnicos. “Dentre esses motivos, destaca-se a deficiência de estudos preliminares, estudos de viabilidade e projetos”, disse.

O membro do Conselho Deliberativo do Ibraop ressaltou, ainda, que, em países como Alemanha e Japão, ao contrário do Brasil, de 40% a 50% do prazo total dos empreendimentos são dedicados às etapas que antecedem as obras. Além da falta de planejamento, Mendes apontou outros problemas correlatos, tais como orçamentos de referência, aditivos e superfaturamento.

Também participaram do painel ‘Gestão Pública de Engenharia’ do SOEA os conselheiros federais e engenheiros civis Ronald Drabik, André Schuring e Ricardo Araújo e o engenheiro civil Eduardo Irani – que apresentaram o Programa de Habitação Social, tema de discussão na Comissão Temática de Engenharia Pública do Conselho Federal (CTEP/Confea) –  e o superintendente da Infraero, o engenheiro eletricista Giuliano Capucho – que falou dos desafios das empresas públicas no mercado privado.

O SOEA é um evento anual, considerado o de maior projeção do Sistema Confea/Crea no país. Acessibilidade, aquicultura, biomas, desenvolvimento, energia, ética, indústria, infraestrutura, mineração, petróleo, recursos hídricos, robôs, saneamento, soberania nacional e sustentabilidade foram alguns dos assuntos abordados neste ano, que contou com a participação de aproximadamente 3.500 engenheiros.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top