Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Participantes do ENAOP fizeram minicurso sobre o uso de drone em auditorias de obras públicas

Destaques, ENAOP2019, Notícias

Exatos 92 participantes do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP – se inscreveram para aprender mais sobre “Drone nas Auditorias e na Fiscalização de Obras”, com o engenheiro civil e auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Júlio Uchoa Cavalcante Neto. 

Acesse AQUI os slides dessa palestra!

Entre essas pessoas estava o servidor da Controladoria Geral da União, dAndré Rodrigues, que elogiou o conhecimento do auditor sobre coordenadas cartográficas “[O que aprendi me] será muito útil. A CGU pretende implantar a utilização de drone para fiscalização de obras e viemos, inclusive, para aprender com a expertise dele”. Seu colega Marcos Neves concordou: “Foi uma verdadeira aula prática de operação de drone para a fiscalização.

O minicurso abordou desde os principais tipos de drones existentes no mercado e suas aplicações, passando pela legislação à eles aplicada, até noções básicas de georreferenciamento – sistemas de projeções, de coordenadas e de referências utilizados no Brasil –  e de fotogrametria – estereoscopia de imagens, definição de pixel e gsd, sobreposição de imagens e aquisição e lançamento de pontos de controle.

O minicurso foi encerrado após a apresentação das principais etapas do levantamento, tais como o planejamento e execução de voos, principais programas de processamento de imagens, geração de curvas de nível, extração de medidas lineares, áreas e volumes e, por fim, exportação de dados para softwares, como Autocad e Sketchup, por exemplo.

Júlio Uchoa Cavalcante Neto é graduado em engenharia civil e em ciências contábeis, com mestrado profissional em Economia do Setor Público pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especializações em Gestão Pública e Geoprocessamento. É auditor e atualmente exerce exerce função de Assessor Técnico do TCE-PB, com atuação em auditoria de obras públicas, auditoria contábil e financeira e acompanhamento de projetos.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top