Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

ENAOP conta com a participação de 170 pessoas de 28 Tribunais de Contas

Destaques, ENAOP2019, Notícias
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna
Abertura do evento foi realizada na manhã do dia 11

“Contamos com 170 inscritos de 28 Tribunais de Contas, diversos municípios e órgãos estaduais e  federais, entre os quais a Controladoria Geral da União a a Polícia Federal, além de entidades privadas e dos nossos amigos de além-mar do tribunal Administrativo de Moçambique. Sejam todos muito bem vindos”, disse o presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) ao abrir o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – ENAOP 2019 – na manhã desta quarta-feira (11). O evento – que tem “Inovações em Auditoria de Obras Públicas” como tema central – segue até esta sexta-feira (13), na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), em Vitória.

As boas vindas aos participantes do evento foram reiteradas pelo vice-presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, que representou o conselheiro presidente Sérgio Aboudib Ferreira Pinto na abertura do evento. Também conselheiro do TCE-ES, mas em representação ao presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o vice-presidente da Atricon, Sebastião Carlos Ranna, elogiou a atuação do Ibraop em sua fala.

Segundo Ranna, fiscalizar serviços de engenharia “é um desafio, pois o tempo técnico é diferente do tempo politico. O gestor quer realizar a obra durante seu mandato, mas um bom projeto deve ser feito com qualidade e isso demanda tempo. Precisamos encontrar um equilíbrio entre esses tempos, é um exercício que precisamos fazer”, disse. Por fim concluiu: “Uso das palavras do conselheiro Fábio Túlio Nogueira para concluir dizendo que os Tribunais de Contas precisam ouvir mais os anseios da sociedade e descruzar os braços. Mais que descruzar, precisam se dar os braços e trabalhar juntos, sem vaidades”.

O procurador Stephenson Oliveira Victer, presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), em sua fala, registrando a importância da consonância dos três pilares: controle externo, ministério público e magistratura. “Temos que trabalhar sempre em conjunto. O Ministério Público é o fiscal da sociedade, que legitima a ação do próprio controle externo, atuando como o olhar da sociedade do ponto de vista jurídico. O terceiro pilar é a magistratura, que julga o processo ao fim. Controle externo não se faz sozinho!”.

A mesa de abertura também foi composta pela procuradora do Estado do Espírito Santo, Maíra Campana; pela presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo, a engenheira civil Lúcia Helena Vilarinho Ramos; pelo presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Francisco José de Gominho Rosa; e pelo presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), Amauri Perusso.

O ENAOP 2019 está sendo transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube do Ibraop. Acompanhe a divulgação do evento pelo site – www.ibraop.org.br – e pelas redes sociais do Ibraop (Facebook e Instagram @ibraop).

You must be logged in to post a comment.

Back to Top