Ações do Ibraop para o biênio 2019-2020 foram apresentadas aos associados em Assembléia Geral Ordinária

Destaques, ENAOP2019, Notícias

As ações do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) para o biênio 2019-2020 foram apresentadas aos associados em Assembléia Geral Ordinária realizada, por ocasião da realização do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP, na noite desta quarta-feira (11) em Vitória.

Algumas ações já foram iniciadas, tais como a definição do calendário de reuniões da Diretoria Executiva do Ibraop e outras, inclusive, concluídas, como o novo formato de filiação dos Tribunais de Contas junto ao Instituto.

“Identificamos a necessidade de visitar os Tribunais de Contas não filiados para promover novas filiações. Na época, eram 12 TCs não filiados ao Ibraop e, entre as Cortes de Contas já visitadas, obtivemos sucesso nos Estados de Roraima, Rondônia, Acre. Além de iniciar as tratativas de filiação com os TCEs de São Paulo, Ceará e Alagoas. Foi levantado, ainda, a necessidade de visitar os TCs filiados dentro de um programa de capacitação”, informou o presidente do Instituto.

Ainda de acordo com o presidente, foi publicado Manual de Auditoria de Obras Públicas e dada continuidade aos grupos de Obras Rodoviárias e de Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos. Este último deverá concluir os trabalhos neste ano. “Estamos em discussão para formar outros grupos com novos temas para o desenvolvimento de procedimentos de auditoria e elaborar ao menos mais uma Orientação Técnica nesta gestão”, informou Anderson Rolim.

Dar manutenção ao cadastro de associados, atualizar pesquisar nacional de estruturas de engenharia e arquitetura dos Tribunais de Contas, instituir novas estratégias de comunicação, modernizar o site do Ibraop e realizar o Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, em 2020, estão entre as demais ações previstas.

Diretor técnico e ex-presidente do Ibraop, Pedro Jorge Rocha de Oliveira

Na sequência, o diretor técnico e ex-presidente do Ibraop, Pedro Jorge Rocha de Oliveira, apresentou a prestação de contas referente ao exercício de 2018. “O relatório  possui 60 páginas, que relatam quantos TCs filiados e associados o Ibraop tinha até o dia 31 de dezembro de 2018, bem como as principais atividades desenvolvidas naquele ano – como as ações, reuniões, evento e visitas técnicas realizadas”, disse. “Fizemos “muito: tenham a certeza de que o Ibraop participou ativamente de muita coisa nesse Brasil”, concluiu.

Diretor Financeiro do Ibraop, Alysson Mattje

Coube ao diretor Financeiro, Alysson Mattje, apresentar a previsão de gastos para o ano seguinte. Entre as receitas estão as contribuições associativas e aplicações financeiras e, entre as despesas, gastos administrativos, operacionais e com eventos.

Ao fim da Assembleia Geral Ordinária do Ibraop, por aclamação, o planejamento estratégico para o biênio 2019-2020, a prestação de contas de 2018 e a previsão de orçamento para o ano de 2020 foram aprovados pelos associados.