Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

A utilização da Plataforma BIM em obras públicas foi tema da palestra do DNIT no ENAOP

Destaques, ENAOP2019, Notícias

O coordenador de Gestão Estratégica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Washington Gultenberg de Moura Luke, apresentou as vantagens da utilização da Plataforma BIM em obras públicas durante a realização do ENAOP 2019. O Encontro Nacional, realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), foi iniciado hoje (11) e segue até esta sexta-feira (13), em Vitória.

BIM significa Building Information Modelling ou, em português, Modelagem da Informação da Construção, – uma plataforma que permite criar plantas de construção inteligentes, ou seja, por meio dela consegue-se inserir informações úteis como insumos, metragem e espessura, em cada parte dessa planta.

O palestrante, em sua apresentação, citou pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas em que diz: “A produtividade da construção civil brasileira é quatro vezes menor que a de países, como os Estados Unidos, China, Rússia e União Europeia, e quase 50% menor que a média da economia nacional”. Os dados também revelam que, “se metade das empresas adotarem o BIM na próxima década, projeta-se que a economia da construção civil no Brasil irá crescer 7%, reduzindo 9,7% dos custos totais e 20% dos custos de insumo das obras”.

No entanto, segundo o assessor do DNIT, mesmo reduzindo erros, garantindo a qualidade da obra e aumentando a confiabilidade nas estimativas de preço e no cumprimento de prazos, o uso do BIM ainda é reduzido e desigual no Brasil. “Apenas 9,2% das empresas utilizam a plataforma no país”.

Washington Luke é bacharel em Ciências Militares, engenheiro de Fortificação e Construção, com MBA em Governança Corporativa pela FGV/DF e mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília. É representante do Ministério da Defesa como membro titular do Grupo de Apoio Técnico para elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no âmbito do Governo Federal. 

You must be logged in to post a comment.

Back to Top