Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Mapeamento aéreo de obras com drones é um dos minicursos oferecidos no ENAOP 2019

Destaques, Notícias
O minicurso traz novidades este ano

O engenheiro civil e auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Júlio Uchoa Cavalcante Neto, será o responsável em ministrar o minicurso “Drone nas Auditorias e na Fiscalização de Obras” durante a realização do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2019. O evento está marcado para os dias 11, 12 e 13 de setembro, em Vitória. 

As inscrições ainda estão abertas –  http://www.ibraop.org.br/enaop2019.

De acordo com Júlio Uchoa, o minicurso – cujo custo já está incluso no valor da inscrição – irá abordar desde os principais tipos de drones existentes no mercado e suas aplicações, passando pela legislação à eles aplicada, até noções básicas de georreferenciamento e de fotogrametria.

“Dentre as noções de georreferenciamento, vamos abordar os sistemas de projeções, de coordenadas e de referências utilizados no Brasil. Já em fotogrametria, trataremos de estereoscopia de imagens, definição de pixel e gsd, sobreposição de imagens e aquisição e lançamento de pontos de controle”, informou o auditor. “Trata-se de um conteúdo similar ao abordado no SINAOP, mas com muitas novidades práticas adquiridas no último ano”.

O minicurso será encerrado abordando as principais etapas do levantamento, tais como o planejamento e execução de voos, principais programas de processamento de imagens, geração de curvas de nível, extração de medidas lineares, áreas e volumes e, por fim, exportação de dados para softwares, como Autocad e Sketchup, por exemplo.

Júlio Uchoa Cavalcante Neto é graduado em engenharia civil e em ciências contábeis, com mestrado profissional em Economia do Setor Público pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especializações em Gestão Pública e Geoprocessamento. É auditor e atualmente exerce exerce função de Assessor Técnico do TCE-PB, com atuação em auditoria de obras públicas, auditoria contábil e financeira e acompanhamento de projetos.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top