Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Experiência do TCE do Paraná com drones em fiscalização de obras é tema de palestra no ENAOP

Destaques, Notícias

A experiência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná com a utilização do drone como ferramenta em auditoria de obras públicas será o tema da palestra dos engenheiros e auditores 

Carlos José Pacheco Caron e Murilo Mayer Pils Machado, durante a realização do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2019.

Drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente, que faz filmagens e tira fotografias com inúmeras finalidades. os Tribunais de Contas, ultimamente, tem utilizado dessa tecnologia para aprimorar sua fiscalização. 

De acordo com os palestrantes, no caso do TCE-PR, os drones são utilizados em três tipos de auditoria: de obras paralisadas, em obras de unidades habitacionais e em obras de pavimentação. ”Começamos a utilizar a ferramenta neste ano. Do total de 105 obras auditadas, utilizamos o drone para fiscalizar nove obras, localizadas em seis municípios”, disse Carlos Caron. A apresentação promete dividir os detalhes dessa experiência com os participantes, esclarecendo dúvidas e saciando eventuais curiosidades.

Agendado para os dias 11, 12 e 13 de setembro, o ENAOP será realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), em Vitória. O evento também oferece minicursos, conferências e outras palestras sobre boas práticas de auditoria que aprimoraram o controle externo de obras públicas. Restam poucas vagas, mas as inscrições continuam abertas no hotsite http://www.ibraop.org.br/enaop2019.

Carlos José Pacheco Caron é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui MPA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas. É auditor do TCE-PR desde 1987, onde ocupou difversos cargos e, atualmente, realiza diversas auditorias em obras públicas estaduais e municipais.

Murilo Mayer Pils Machado também é engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica da

Universidade de São Paulo. Realizou cursos na Escola de Negócios da Universidade

de Berkeley, na Califórnia (EUA), e atualmente cursa o MBA de Gestão Pública com ênfase em controle externo pela FAE. Já trabalhou com projetos de geotecnia, como especialista em regulação na ANAC e integra o quadro do TCE-PR desde abril deste ano, na Coordenadoria de Obras Públicas.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top