Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop participa do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis

Destaques, Notícias

O presidente, a vice-presidente e o presidente eleito do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), respectivamente Pedro Jorge Rocha de Oliveira, Narda Consuelo e Anderson Rolim, estão participando do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (VI ENTC). O evento – que conta um público de 800 pessoas, entre membros, auditores de controle externo e procuradores do Ministério Público de Contas – foi aberto na noite desta quarta (28) e segue até o dia 30, em Florianópolis (SC).

Segundo o presidente do Ibraop, “o objetivo central do VI ENTC é debater ‘O Futuro dos TCs: Inovação, Integração, Prevenção e Eficiência’, o que vem ao encontro das metas do Ibraop no que diz respeito à obras públicas”.

Durante a solenidade de abertura, os realizadores do evento reiteraram a importância da inovação e de prevenção tempestiva para maximizar a eficiência do controle. O presidente do TCE-SC, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, reiterou que os Tribunais de Contas são órgãos de fiscalização e não podem perder este focos: “Devemos ser rigorosos com o mau uso do dinheiro público, principalmente com os desvios e desfalques, mas, sempre que possível, prevenir e orientar”.

Foto: Douglas Santos

Já o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), destacou a missão dos Tribunais de Contas em atender as demandas da sociedade. Dentre as metas citadas, estava a redução da corrupção e dos índices de pobreza e a contribuição com o desenvolvimento sustentável: “Mobilidade Urbana e Destinação Final de Resíduos Sólidos são os temas de duas das 11 resoluções normativas que a Atricon está produzindo” – essas, inclusive, com participação de membros do Ibraop.

Por fim, registrou que a Atricon – em parceria com o TCU e todos os Tribunais de Contas do Brasil – recebeu, do Conselho Nacional de Justiça, a “honrosa tarefa de produzir um diagnóstico sobre as obras públicas paralisadas em todo o país”.

Além dos anfitriões e do governador Eduardo Pinho Moreira, compuseram a mesa solene o ministro substituto Marcos Bemquerer, representando a Audicon; o conselheiro Thiers Montebello (Abracom); o procurador do TCU, Júlio Marcelo (Ampcon); Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade; Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, que representou a Confederação Nacional dos Municípios (CNM); e o procurador-geral de Santa Catarina, Sandro José Neis.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top