Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

PERITO DA PF LANÇA LIVRO “ENGENHARIA FORENSE: METODOLOGIAS APLICADAS NA OPERAÇÃO LAVA JATO” DURANTE O SINAOP

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

O perito criminal do Departamento da Polícia Federal do Paraná (DPF-PR), João José Valim, encerrou a tarde de divulgações do XVIII Sinaop, nesta quinta-feira (8), lançando seu livro “Engenharia Forense – Metodologias Aplicadas na Operação Lava Jato”. O Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas está sendo realizado, desde o dia 5 de novembro, em João Pessoa.

De acordo com o autor, “a obra apresenta as metodologias que os peritos de engenharia do Departamento da Polícia Federal adotaram durante a Operação Lava Jato para a identificação das fraudes licitatórias, superfaturamento e lavagem de dinheiro”.

 

A publicação foi organizada em cinco partes: 1) a primeira, apresenta o modus operandi que as empreiteiras, agentes públicos e políticos adotaram par praticar os crimes de corrupção e cartelização; 2) a segunda, traz os tipos de contratos públicos e orçamentos, bem como os principais aspectos legislativos afetos à ornamentação para licitações, auditorias e perícias; 3) a terceira parte apresenta os procedimentos para levantamento de campo, como equipamentos e técnicas de amostragem; 4) a quarta, traz metodologias para o cálculo do superfaturamento por sobrepreço quantidades e alterações econômicas e financeiras; 5) a quinta, apresenta os modelos estruturais para análise de licitações sujeitas à ação de cartéis, inclusive modelo utilizado na Lava Jato; 6) e a sexta, por fim, traz as metodologias para identificação de lavagem imobiliária.

 

Ao fim de sua apresentação, João José Valim presenteou a biblioteca do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – que sedia o evento – com um exemplar do livro. A publicação será disponibilizada para compra aos participantes do evento, nesta sexta-feira (9), e o autor ficará a disposição para autógrafos.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top