Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

XVIII SINAOP DEBATE CASOS ESPECIAIS DE AUDITORIA E MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE CONSTRUÇÕES

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

Os Tribunais de Contas do Distrito Federal, Goiás e Piauí apresentaram um estudo coordenado sobre a “influência da energia e temperatura de compactação nos resultados de estabilidade de concretos asfálticos”. Esse artigo técnico foi apresentado aos participantes do XVIII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas | SINAOP nesta quarta-feira, dia 7.

Apresentado por Claudeny Simone (TCE-PI), Inarya Macedo (Centro Universitário Uninovafapi) e Layse Carvalho (TCDF), o estudo foi sobre as características físicas e mecânicas de concretos asfálticos ensaiados nos laboratórios de controle externo dos Tribunais de Contas do Distrito Federal, Goiás e Piauí, obtidas em decorrência de auditorias em andamento nesses tribunais.

Por meio de fotos e vídeos, elas demonstraram todas as etapas da pesquisa – desde a coleta de materiais, preparação dos corpos de prova, volumetria, determinação das densidades aparentes e máximas teóricas, até a realização dos ensaios de estabilidade dos concretos asfálticos.

Os resultados das análises confirmaram uma correlação positiva entre o grau de compactação com as características de estabilidade e fluência do pavimento, variando-se a temperatura e o número de golpes, o que permitiu agregar informações aos trabalhos do Ibraop de manualização de auditoria de obras rodoviárias.

Também foi ressaltado que os parâmetros de temperatura e compactação devem ser rigorosamente atendidos no momento da execução do pavimento. “São fatores preponderantes para a qualidade final do asfalto”, concluíram. O artigo também foi assinado por Daniel Menezes Brandão (TCE-GO), Tobias Pereira (TCE-PE) e Elci Pessoa Júnior (TCE-PE).

O artigo “Auditoria de Qualidade de obras públicas concluídas: Estudo de caso no Município do Rio de Janeiro”, assinado por Luizimar Feliciano de Araújo Junior (TCM-RJ) e Ivo Hochleitner Junior (TCM-RJ), foi apresentado na sequência.

Todos os arquivos das apresentações já estão disponíveis no hotsite do evento. cesse www.ibraop.org.br/sinaop2018

XVIII SINAOP – Com o tema “Obras Públicas: Planejamento, Controle e Efetividade”, o XVIII SINAOP tem como objetivo o aprimoramento da técnica dos profissionais e o aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria e de execução e fiscalização de obras e serviços de engenharia. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o evento conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Paraíba (SEBRAE-PB).

You must be logged in to post a comment.

Back to Top