Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

SIMPÓSIO NACIONAL DEBATE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS EM JOÃO PESSOA

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

O XVIII Simpósio Nacional de Auditoria em Obras Públicas | SINAOP foi aberto, no final da tarde desta segunda-feira (5), pelo seu anfitrião – o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes. O evento – que segue até a próxima sexta-feira (9) – possui 363 participantes inscritos e está sendo realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, em João Pessoa.

Na oportunidade em que saudou as autoridades e os representantes de todas as regiões do país e do exterior presentes, o conselheiro presidente da corte paraibana destacou a participação Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca a parceria dos TCs para solucionar a problemática das obras inacabadas no Brasil.

Em sua fala, o conselheiro André Carlo Torres destacou o momento de interação e de troca de conhecimentos entre os participantes do evento, reiterando que o TCE-PB tem avançado no desenvolvimento de ferramentas digitais direcionadas à fiscalização das obras públicas. “Teremos a oportunidade de mostrar o espaço cidadania digital, recentemente criado pelo Tribunal de Contas, voltado para práticas relacionadas ao controle externo”, disse. “Não há mais com se legitimar se não com mais transparência com a sociedade”, frisou.

Promovido em conjunto ao Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), o XVIII SINAOP tem como tema ‘Obras Públicas: Planejamento, Controle e Efetividade’: “Isso porque planejamento, senhoras e senhores, é uma prática desprezada no nosso país, em diversas áreas do setor público e de maneira sistemática, seja intencional ou não”, explicou o presidente do Ibraop, Pedro Jorge Rocha de Oliveira.

Ainda de acordo com ele, quando se trata de obras públicas o problema é mais grave: A maioria das obras se quer possuem projetos adequados o equipes técnicas de engenharia para uma fiscalização eficaz. Não temos fiscais e, consequentemente, obras de qualidade”, enalteceu Pedro Jorge, que também elogiou a iniciativa do CNJ em destravar as obras paralisadas em todas as esferas de Governo.

A solenidade de abertura do XVIII SINAOP – abrilhantada pela execução do Hino Nacional brasileiro ao som de acordeon – contou com a presença de várias autoridades locais e nacionais. Compuseram a mesa dos trabalhos, além do presidente do TCE-PB e do IBRAOP, a desembargadora do TJ-CE, Maria Iracema Martins do Vale – que representou o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho; o Chefe da Controladoria Geral do Estado, Gilmar Martins, representando o governador do Estado, Ricardo Coutinho.

Também presentes o engenheiro Luiz Antônio Rossafa, representando o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Amauri Peruso, presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc); Francisco José Gominho Rosa, presidente da Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas (ANTC) e Antônio Carlos de Aragão, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB).

O XVIII SINAOP tem como objetivo o aprimoramento da técnica dos profissionais e o aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria e de execução e fiscalização de obras e serviços de engenharia. O evento conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Paraíba (SEBRAE-PB).

You must be logged in to post a comment.

Back to Top