Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Professor Doutor do IFES palestrou sobre as vantagens do uso de geotecnologia como instrumento de gestão

Destaques, ENAOP2019, Notícias

Como o uso da geotecnologia, associado ao controle de qualidade, pode se tornar um poderoso instrumento de gestão? A questão foi levantada pelo professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Dr. Francisco de Deus Fonseca Neto, nesta sexta-feira (13), em palestra ministrada durante o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – ENAOP.

Baixe AQUI o arquivo desta palestra!

O palestrante iniciou sua fala falando de fotogrametria – medição das distâncias e das dimensões reais dos objetos por meio da fotografia – e do cenário para as geotecnologias: “Esse cenário deverá acompanhar o desenvolvimento de hardware e de software, pois o uso massivo das geotecnologias irá depender de sua capacidade de processamento”, explicou.

Apresentou pesquisas de diversos tipos de métodos para a captação de dados de obras para, finalmente, confrontar as informações do Sistema de Veículo Aéreo Não Tripulado (SISVANT) com as do Laser Scanner Terrestre (LST) para gerar o que chamou de conteúdo de qualidade. “Utilizamos, ainda, dois critérios para termos um erro menor”.

Dr. Francisco Neto sugeriu aos participantes do evento que, antes de adquirir um equipamento, conheçam bem o trabalho a ser feito e a área a ser fiscalizada, bem como a caracterização dos sistemas de referência geodésico adotados no Brasil. Por fim, contou sua experiência como coordenador-geral do Programa em Rede de Gestão Territorial Integrada, onde pode, por meio dos equipamentos e metodologias de trabalho que desenvolveu, auxiliar na realização do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) dos municípios capixabas.

A cobertura jornalística completa do ENAOP foi feita e está disponível no site www.ibraop.org.br e nas redes sociais do Ibraop – Facebook e Instagram @ibraop. Todas as fotos do evento também já estão disponíveis no Flickr e os vídeos da transmissão ao vivo no Youtube – www.youtube.com/ibraoptv!

You must be logged in to post a comment.

Back to Top