Engenheiro Civil (UFSM), Mestre em Geotecnia e Pavimentação (UFRGS). Cursa o Doutoramento junto a UFRGS. Possui duas Especializações em Gerenciamento e Fiscalização de Programas Rodoviários (PUCRS) e em Políticas Públicas e Governo (UFRJ); e Especialização em Sistemas de Computação (UFSM) inconclusa.
Dedica-se à montagem de programas de manutenção para rodovias e vias, pavimentadas, não pavimentadas e vicinais há mais de 20 anos. É um dos responsáveis pela adaptação do C.RE.MA argentino à realidade brasileira e à formulação do Programa de Contratos de Restauração e Manutenção (os CREMAs). Tem artigos publicados sobre o tema.
Possui formação profissional ampla, tendo atuado nos setores público, privado e terceiro setor. Entre 1989 e 1994, no setor privado, trabalhou em obras de Implantação, Pavimentação, Conservação, Restauração de Rodovias e Gerenciamento de Empreendimentos no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Piauí e Distrito Federal. Ingressou no Setor Público em 1994 como Engenheiro Civil do extinto DNER, tendo chefiado os setores de Custos e Produção da Divisão de Melhoramentos e Restauração e Serviço de Construção Rodoviária da Divisão de Construção.
Em 1999, ingressou no DAER/RS, quase imediatamente assumiu a coordenação do programa do Banco Mundial e, por quase dez anos, foi Assessor-Técnico da Direção-Geral do DAER. Entre 2009 e 2010, licenciado do DAER, atuou como Consultor Contratado do Banco Mundial tanto quanto prestou consultoria para construção de planos e programas de manutenção para Concessionárias de Rodovias em São Paulo. E já prestou apoio aos Governos do Acre e do Rio de Janeiro na área de rodovias. Ingressou como Auditor Público Externo no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul em 2010.
Mais recentemente, em 2017, sob o Acordo de Empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, colaborou com a formulação de uma nova modelagem para a contratação da manutenção de rodovias, denominada Conservação Proativa, para o Governo de Santa Catarina. Em 2019~2020, apresentou ao Banco Mundial uma proposta de reformulação e atualização dos Contratos de Restauração e Manutenção, proposta essa que está sendo denominada Manutenção Proativa, C.RE.MA 2.0 ou C.RE.MA Resiliente.
Desde 2022, dedica-se a estruturação do Laboratório de Análise de Obras Rodoviárias, para a terceirização de ensaios em auditorias de obras públicas, sob o Centro Especializado de Auditoria de Obras Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.