Dicas Turísticas


Atenção!

Em Bento Gonçalves o aplicativo de transporte UBER é menos utilizado que o GARUPA e o 99. Para a sua comodidade e segurança, é recomendado que tenha mais de um app à disposição!

Roteiro Cultural

Mapa Geral de Bento Gonçalves

 

Rota Cantinas Históricas

É hora de saborear o melhor da enogastronomia dos imigrantes, deliciar-se com bons vinhos e perceber as histórias e a cultura dessa região. Usadas originalmente para guardar os mantimentos, as cantinas são um lugar carregado de saberes e memórias que retratam a vida do colono em uma experiência inesquecível. Para completar o passeio, não esqueça de degustar a vista do Mirante do Campanário. Uma vista deliciosa, como tudo o que encontra por este caminho.

https://bento.tur.br/wp-content/uploads/2021/06/mapa-cantinas-historicas.pdf

 

Vale dos Vinhedos

O Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade. Com paisagens apaixonantes nas quatro estações do ano, o Vale encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Pequenas propriedades dividem espaço com vinícolas renomadas. Imperdível, merece a sua visita e o seu brinde.

Acesse: https://www.valedosvinhedos.com.br/

https://bento.tur.br/wp-content/uploads/2021/06/mapa-vale-dos-vinhedos.pdf

Epopéia Italiana

O Parque Temático é palco de um grande espetáculo cênico. Conta a história real de Lázaro e Rosa, casal de imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil e conseguiram prosperar. Durante a apresentação, o visitante deixa de ser um mero espectador e torna-se parte da história, interagindo com os personagens pelos cenários que são réplicas do passado. O passeio inclui degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial.

Rota Rural Encantos de Eulália

A Rota oferece um passeio de puro charme e encanto. Você poderá se encantar com as belezas naturais, degustar bons vinhos, saborear uma comida típica italiana que lembra os tempos de nossos avós, encantar-se pelo jeito simples de ser, vivenciar a energia da aventura. Se surpreenda pelo lado simples da vida! Renda-se aos seus encantos!

Acesse: http://www.encantosdeeulalia.com.br/

Caminhos de Pedra

A arquitetura e os costumes dos imigrantes italianos permaneceram preservados nos Caminhos de Pedra. Patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, esse roteiro com 12 km de extensão resgata o passado em busca da valorização dos costumes dos imigrantes italianos, oferecendo cultura, gastronomia e arquitetura centenária em vários pontos de visitação e observação. A valorização das “coisas do interior” está na manutenção do dialeto local, bem como na fabricação de produtos artesanais e no receber bem.

https://bento.tur.br/wp-content/uploads/2021/06/mapa-caminhos-de-pedra.pdf

Maria Fumaça

O passeio de Maria Fumaça é um verdadeiro retorno ao passado. Durante o trajeto de 23 km, você pode celebrar diversas culturas e realizar degustações de vinho, suco de uva e espumante moscatel. A bordo desse memorável passeio, apresentações típicas italianas e gaúchas tornam essa viagem uma experiência única e inesquecível.

Vale do Rio das Antas

Um dos cenários mais exuberantes de Bento Gonçalves, o Vale do Rio das Antas abriga encantos que contam diferentes aspectos da imigração. Aqui, a diversidade combina harmoniosamente o vinho e a cachaça, o macarrão e a rapadura, os vales e as montanhas. É ao longo deste passeio que fica a Ponte Ernesto Dornelles, uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. Um roteiro que você vai levar pra sempre na lembrança e no seu coração.

https://bento.tur.br/wp-content/uploads/2021/06/mapa-vale-das-antas.pdf

Enoturismo

Bento Gonçalves é a capital Brasileira do vinho e tem como atividade turística principal o enoturismo. São dezenas de vinícolas com as portas abertas para recebê-lo e proporcionar experiências inesquecíveis com o melhor vinho do Brasil.

Turismo aventura

A região é rica em vales, canyons, rios, cachoeiras, cavernas e túneis, além de possuir uma exuberante floresta nativa e vales cobertos de parreiras.