O diretor do Ibraop e coordenador do grupo de trabalho responsável pelo estudo da Modelagem de Informação na Construção (BIM), o auditor de controle externo Fernando Morini (TCM-SP), participou nesta quarta-feira (22), do ISO BIM Industry Day – Brasil, realizado pelo International Organization for Standardization (ISO) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP).

O evento integra a Plenary Week do ISO TC59/SC13 e reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater os avanços da digitalização e da padronização no setor da construção civil, com foco no Building Information Modeling (BIM) e nas normas ISO relacionadas.
Morini, que também coordena a Comissão Especial BIM do TCM-SP, falou sobre a adoção do BIM nos processos de fiscalização do Tribunal de Contas, destacando as ações da Corte para incorporar a metodologia BIM em suas atividades de controle externo.
“Apresentei algumas iniciativas do Plano TCMSP BIM 2025, que buscam modernizar os procedimentos de auditoria e a fiscalização de obras públicas, alinhando-se às melhores práticas internacionais”, disse o diretor do Ibraop, que completou: “Eventos como esse ampliam nossa visão do real potencial dessa ferramenta. Acumular essas experiências têm nos ajudado elaborar normas técnicas em auxílio às equipes dos Tribunais de Contas”, concluiu.
GT BIM – Criado em 2024 com o objetivo estudar essa ferramenta que promete melhorar a eficiência, efetividade, transparência e precisão nas auditorias de projetos de construção, o GT BIM do Ibraop publicou sua primeira norma no início deste ano: a Nota Técnica n° 01/2025.
O documento traz considerações iniciais com relação a mudanças nas auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas devido à previsão da adoção da Modelagem BIM em contratações de obras e serviços de engenharia pela Lei nº 14.133/2021.
Atualmente, os membros do grupo trabalham pela elaboração de dois novos procedimentos de auditoria: o PROC-IBR-BIM 100/2025, que traz diretrizes gerais a serem observadas na implementação do BIM na Administração Pública; e o PROC-IBR-BIM 200/2025, sobre verificação da conformidade da execução dos serviços de projeto de engenharia desenvolvidos em BIM.