Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O grupo do Ibraop responsável em analisar e estudar a Modelagem da Informação da Construção (BIM) está trabalhando na elaboração de dois novos procedimentos de auditoria: o PROC-IBR-BIM 100/2025, que traz diretrizes gerais a serem observadas na implementação do BIM na Administração Pública; e o PROC-IBR-BIM 200/2025, sobre verificação da conformidade da execução dos serviços de projeto de engenharia desenvolvidos em BIM.

Este foi o tema em pauta da reunião presencial realizada nos dias 11 e 12 de setembro, na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal, em Brasília, oportunidade em que o GT BIM também realizou uma visita aos auditores da área de Engenharia e Arquitetura do TCDF.

De acordo com o coordenador do grupo e diretor do Ibraop, Fernando Celso Morini, ambos procedimentos buscam orientar as equipes de auditoria dos Tribunais de Contas.

“Dentre os aspectos gerais da implementação do BIM a serem observados estão o dimensionamento e a capacitação técnica dos recursos humanos, infraestrutura necessária, documentação técnica e procedimentos realizados para possibilitar a licitação, contratação, acompanhamento e recebimento de obras e projetos de engenharia desenvolvidos nessa metodologia”, disse Morini, se referindo à primeira normativa.

Já o segundo procedimento sugere que os auditores verifiquem o Plano de Execução BIM (PEB) aprovado e as normas técnicas aplicáveis nos usos de detecção de interferências físicas e funcionais entre as diversas disciplinas e extração de quantitativos dos projetos de engenharia desenvolvidos em BIM.

“Sugerimos, ainda, a identificação de não conformidades e oportunidades de melhoria nos processos, garantindo a qualidade, rastreabilidade e utilidade das entregas BIM para as fases subsequentes do ciclo de vida do empreendimento”, explicou Morini.

Tão logo os procedimentos sejam finalizados pelo GT BIM e aprovados pela Diretoria Executiva do Ibraop, eles serão colocados em consulta pública para o recebimento de críticas e/ou sugestões de melhorias. Apenas depois desse período, e de nova revisão do texto pelo grupo de trabalho, as normas serão disponibilizadas para utilização.

A reunião também contou com a participação da presidente do Ibraop, a auditora de controle externo Adriana Portugal (TCDF); dos auditores federais Cleiton Rocha de Matos e Emerson Machado da Silva (TCU); e dos auditores de controle externo Edson de Souza (TCE-PA) e Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES), este último virtualmente.

SAIBA MAIS – O GT BIM do Ibraop foi instituído em 2024, considerando a necessidade de modernização e aprimoramento dos processos de fiscalização e auditoria de obras públicas e a importância de incorporar novas tecnologias.

Sua composição foi atualizada no início deste ano por meio do Ato Diex nº 09/2025, quando o grupo publicou a Nota Técnica Ibraop n° 01/2025, que traz as primeiras considerações sobre as mudanças nas auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas devido à previsão da adoção da Modelagem BIM em contratações de obras e serviços de engenharia pela Lei nº 14.133/2021. Clique AQUI e confira!

Back to Top