Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Estudo Técnico Preliminar foi outro importante tema discutido em minicurso ofertado na manhã desta segunda-feira (18) aos participantes do 21º Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o XXI SINAOP.

A aula ministrada pelo diretor do Ibraop, o auditor de controle externo Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES), abordou a importância do “Estudo Técnico Preliminar para Obras e Serviços de Engenharia”. O ETP, segundo ele, é a primeira etapa do planejamento de uma contratação. Trata-se de uma peça fundamental para garantir a viabilidade técnica, econômica e ambiental dos empreendimentos. No entanto, sua elaboração é frequentemente negligenciada.

“A ausência ou deficiência do ETP pode comprometer todas as fases subsequentes, resultando em projetos mal concebidos, custos elevados e obras que não atendem às necessidades da população”, enfatizou Guilherme, ao recomendar uma análise criteriosa e bem fundamentada que antecede a decisão pela contratação.

Ao invés de detalhar o passo a passo do preenchimento dos requisitos formais do ETP, o conteúdo do curso aprofundou o entendimento sobre o raciocínio que deve guiar a sua elaboração. “ETP é um conjunto de análises que ocorrem entre a identificação da demanda e a decisão por contratar determinada solução”, afirmou o auditor, que concluiu”: Compreender essa dinâmica é mais importante do que memorizar uma lista de itens a serem preenchidos, permitindo que os agentes públicos tomem decisões mais conscientes e eficientes”.

 

 

 

 

Back to Top