As Contas do Ibraop para o exercício de 2024, bem como o plano de ação e o orçamento previstos para o ano de 2026 foram aprovados pelos membros associados do Instituto em Assembleia Geral Ordinária, realizada nesta segunda-feira (18), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Esses foram alguns dos assuntos discutidos na reunião, que aconteceu por ocasião do 21º Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o XXI SINAOP, em Manaus.

Na ocasião, a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, divulgou o resultado dos trabalhos realizados em 2024: “Tivemos um aumento do número de associados, participamos de 15 eventos, visitamos 10 Tribunais de Contas, além de diversas entidades parceiras, como IRB, Atricon, CNPTC, ANTC e o Confea, por exemplo”, informou Adriana. Ela completou dizendo que essas visitase participações em eventos, conforme já observado pela DIEX, refletem no aumento dos acessos aos nossos materiais técnicos e em redes sociais.
A prestação das contas do mesmo exercício foi apresentada na sequência, quando foi anunciada a realização das contratações de um especialista responsável pela adequação do site e do sistema de cadastro do Ibraop à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e, de outro, que fará a revisão dos materiais técnicos do instituto frente às alterações da Nova Lei de Licitação Contratos (Lei nº 14.133/2021).
O Conselho Fiscal, cujo parecer técnico foi apresentado na sequência pelo seu presidente, Emerson Augusto de Campos (TCE-MT), aprovou a prestação de contas. “O relatório anual de atividades e a prestação de contas de 2024 apresenta, de forma satisfatória, o bom desempenho da gestão. Não foi encontrada nenhuma inconformidade e, por isso, opinamos pela aprovação das contas com algumas recomendações de melhorias”, ressaltou.
As alterações feitas na composição da Diretoria Executiva para o biênio 2025-2026, a prorrogação do prazo para a entrega da revisão do Regimento Interno e as ações para a elaboração do Planejamento Estratégico do Ibraop também foram aprovados por unanimidade por todos os membros associados presentes.
A Assembleia Geral Ordinária foi presidida pelo presidente do Conselho Deliberativo do Ibraop, Ricardo Souza Lobo (TCE-GO), e secretariada pelo diretor de Planejamento Estratégico da DIEX 2025-2026, Bartolomeu Barros Lordelo Jr (TCM-BA).