O diretor e a assessora de Comunicação do Ibraop, o auditor de controle externo Fernando Celso Morini (TCM-SP) e a jornalista Janayna Cajueiro, participaram da 3ª edição do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (III CTCTC). Com o tema “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”, o evento teve início no dia 6 de agosto e se encerrou nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro.
Voltado para comunicadores, membros e servidores dos Tribunais de Contas do Brasil, o congresso discutiu os desafios da comunicação institucional no controle externo, possibilitou a troca de experiências e reforçou o papel da comunicação pública como ferramenta de aproximação com a sociedade, transparência e fortalecimento das instituições.
De acordo com Morini, trata-se de uma oportunidade de repensar as técnicas de comunicação do Ibraop para inovar e dialogar mais claramente com a sociedade: “Além de trocar experiências e boas práticas com as equipes dos TCs, fomos apresentados a ferramentas de Inteligência Artificial e a técnicas de estruturação de conteúdo para conquistar a empatia do público que não atua no Sistema Controle Externo”, informou.
Na cerimônia de abertura, representantes das entidades organizadoras e apoiadoras destacaram a importância estratégica da comunicação para a democracia e a conexão entre os Tribunais de Contas e a população.
A programação incluiu palestras com as jornalistas Natuza Nery, Giuliana Morrone; com o repórter Bem-Hur Correia (Grupo Globo) e o pesquisador Márcio Borges (NetLab/UFRJ). Incluiu também a apresentação de representantes da ABCPública, Abraji e do Comunica Simples, bem como de cases de sucesso do Banco Central do Brasil e de vários Tribunais de Contas, dentre eles, do TCE e TCM do Rio de Janeiro.
O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). Conta, ainda, com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Águas do Rio, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e Multiplan.