Em atendimento a convite feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a presidente do Ibraop, Adriana Portugal (TCDF), acompanhou o trabalho da equipe que audita as obras feitas com os recursos do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, nesta segunda-feirara (4).
Além de presenciar a inauguração da nova creche municipal Eliene Martins Braga, localizada no Residencial Jardim Paraíso de Águas Lindas de Goiás (GO) – município do entorno de Brasília (DF) – ela visitou outras duas obras de creches cujas construções entraram em processo de retomada.
“Fui convidada a participar no último dia 31 de julho, após reunião realizada junto aos representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE] na sede do TCU. Trata-se de uma oportunidade única, como cidadã, engenheira e auditora, de acompanhar de perto como o dinheiro público tem sido investido de modo a não incorrer em erros que causem nova paralisação dessas obras”, informou Adriana.
A entrega da creche no Jardim Paraíso integra o conjunto de ações estruturantes do governo federal para ampliar o acesso à educação infantil. Somente em 2025, já foram entregues mais de 310 obras educacionais, com investimento total de R$ 425,5 milhões, sendo 134 delas destinadas à educação infantil.
O Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação é uma iniciativa do FNDE que visa concluir obras escolares paralisadas ou inacabadas em todo o país. O programa oferece suporte técnico e financeiro aos municípios para que retomem e finalizem construções e reformas de escolas, creches e quadras esportivas.