Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Os diretores do Ibraop, Fernando Celso Morini e Paulo Daschevi, participaram, nesta quinta-feira (12), do 2º Ciclo do “Fórum de Obras Públicas – Uso do BIM nas Prefeituras do Paraná”.

O evento, que foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado em parceria com o Governo do Paraná, tinha como objetivo difundir o uso da metodologia BIM na execução de obras públicas municipais.

Na ocasião, Daschevi, que é coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, apresentou a “Cartilha de Obras e Serviços de Engenharia – Estudo Técnico Preliminar”, uma publicação que, em atendimento à Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), define critérios e condições para a adoção do BIM na contratação de obras e serviços de engenharia e arquitetura.

Segundo ele, a cartilha não tem efeito vinculante, ou obrigatório, mas orientativo. Em sua fala, também demonstrou alguns aspectos relacionados a obras nacionais, cujas irregularidades remetem a falhas ou à ausência do ETP – Estudo Técnico Preliminar.

Já Morini, que coordena o GT BIM do Ibraop, disse ter extraído muito conhecimento com a experiência. “O futuro dos projetos de engenharia e arquitetura agora faz parte do nosso presente. Foi muito bom conhecer e conversar com profissionais igualmente interessados em elevar as obras publicas do nosso país a padrões antes inimagináveis para os níveis qualidade, integridade e documentação que podem ser atingidos”, disse, se referindo aos representantes do Estado do Paraná, as Prefeituras de Curitiba, Londrina e aos associados que também participaram do fórum.

Para mais informações sobre a programação completa do evento, acesse o Site do TCE-PR!

Back to Top