Os diretores Fernando Celso Morini (TCM-SP) e Paulo Augusto Daschevi (TCE-PR), bem como os membros do grupo de trabalho do Ibraop responsável pelo estudo da temática Modelagem da Informação da Construção (BIM), Edson de Souza (TCE-PA) e Neila Salete Bolzan (TCM-SP), participaram do “Fórum de Obras Públicas – Uso do BIM no Estado do Paraná” nesta terça-feira, dia 28 de abril, em Curitiba.
Realizado pelo Tribunal de Contas e o Governo do Estado do Paraná, o evento buscou difundir o uso da metodologia BIM na execução de obras públicas estaduais. De acordo com Morini, coordenador do GT BIM do Ibraop, um dos temas abordados foi justamente o que motivou a elaboração da Nota Técnica do Ibraop n° 01/2025. “A Nova Lei de Licitações [Lei nº 14.133/2021] estabelece que órgãos públicos, ao licitarem obras e serviços de engenharia e arquitetura, devem preferencialmente adotar a metodologia BIM sempre que adequado. A intenção é promover a melhora da eficiência, redução dos erros e retrabalhos, auxiliando na otimização de custos e prazos”, explicou.
No âmbito do Estado do Paraná, foi apresentado o Decreto nº 10.086/2022, que regulamenta a Lei Federal, definindo critérios e condições para a adoção do BIM na contratação de obras e serviços de engenharia e arquitetura, em capítulo específico destinado à adoção de tecnologias e soluções inovadoras na área.
O Fórum de Obras Públicas também abordou as ações de aceleração da estratégia BIM Paraná, desenvolvidas pelo comitê gestor; as experiências do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) na contratação de projetos e fiscalização de obras utilizando a metodologia BIM para infraestrutura rodoviária; e as obras de moradia da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), entre outras obras executadas pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-PR) e pelo Paranacidade.
Paulo Daschevi, auditor de controle externo da Corte Paranaense, em referência a um anúncio feito pelo conselheiro presidente Ivens Linhares na abertura do evento, informou que um novo fórum relativo ao BIM deverá ser realizado em breve, desta vez destinado às obras públicas realizadas pelos municípios. “Os dois eventos resultam de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal de Contas e o Comitê Gestor BIM, presidido e coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil-PR), disse.
Confira AQUI a íntegra da notícia publicada pelo TCE-PR!