Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre a aplicação da Metodologia BIM – Modelagem da Informação da Construção – nos Tribunais de Contas, o grupo de trabalho do Ibraop, responsável em estudar a temática, está realizando uma pesquisa junto aos servidores das Cortes de Contas do país.
Clique AQUI e responda ao formulário eletrônico da pesquisa!
De acordo com o coordenador do GT BIM e diretor de Comunicação do Ibraop, Fernando Morini, as respostas vão ajudar o grupo a melhor auxiliar as demandas de auditoria de obras públicas relativas à metodologia. “A pesquisa é rápida. Seria ótimo se os colegas auditores puderem divulgar em seus tribunais para termos o maior número de respostas”, pediu Morini.
SAIBA MAIS – O GT BIM do Ibraop foi criado, em 2024, para analisar e estudar a Metodologia BIM e, já no início desse ano, lançou a Nota Técnica nº 01/2025.
O documento foi elaborado levando em consideração diversos fatores, entre eles o fato de que a Lei nº 14.133/2021 estabelece que a Modelagem BIM deverá ser preferencialmente adotada nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura.
A Modelagem da Informação da Construção, ou Metodologia BIM, é um conjunto dinâmico de tecnologias, processos e políticas que viabiliza a colaboração entre diversas partes interessadas no projeto, na construção, na operação e na manutenção de edificações, instalações e obras civis em um ambiente virtual.