Como os centros urbanos bem planejados, com áreas verdes acessíveis, mobilidade eficiente e espaços públicos e privados de convivência, podem fazer toda a diferença no bem-estar dos cidadãos?
Em busca de respostas para essa pergunta, a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, participou da sexta edição do Smart City Expo Curitiba, o maior fórum de cidades inteligentes das Américas. O evento, que teve “Transformando cidades: Construindo Felicidade” como tema central, foi realizado de 25 a 27 de março, na Ligga Arena.
Adriana, que estava na capital paranaense por ocasião de visita técnica e institucional realizada no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no dia anterior, achou muito interessante a proposta do #SCE2025, vez que há alguns anos o Ibraop tem pautado os debates dos seus eventos nos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ela teve a oportunidade de acompanhar as duas principais áreas do fórum internacional: o congresso e a feira de exposições. Pode, ainda, assistir a apresentações de especialistas nacionais e internacionais, que trouxeram cases de sucesso e as inovações que estão redefinindo sustentabilidade, resiliência urbana e bem-estar. “Todos os temas em debate propuseram reflexão. Um espaço voltado troca de ideias e construção de soluções para um futuro mais inteligente e humano”, explicou a presidente do Ibraop.
Cidades Sustentáveis & Mudanças Climáticas; Resiliência & Requalificação Urbana; Cidadãos Digitais & Governança; Inovação & Transformação Digital; Tecnologia & Negócios Disruptivos; Cidades para Pessoas & Bem Estar; Tomorrow Building: o futuro da construção civil; e Tomorrow Mobility: transição para a mobilidade urbana sustentável: esses foram as áreas temáticas abordadas.
SAIBA MAIS – Dentre os palestrantes de renome estavam Charles Montgomery, autor do premiado livro “Happy City” (Cidade Feliz), e o arquiteto paranaense Edson Yabiku, que participou dos projetos do Masdar Institute e do Central Market Souk em Abu Dhabi. Vários outros especialistas em cidades inteligentes também palestraram, como o auditor de controle externo André Agra (TCE-PB), coordenador do Espaço Cidadania Digital da Corte Paraibana.
O Smart City Expo Curitiba 2025 reuniu aproximadamente 20 mil participantes, entre gestores públicos, especialistas, representantes do setor privado e acadêmicos, vindos de mais de 600 cidades e 80 países. O evento foi organizado pelo hub de inovação iCities, com o apoio da Prefeitura de Curitiba e a chancela da Fira Barcelona, organizadores de eventos de cidades inteligentes pelo mundo.