Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidente do Ibraop participou da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba

Destaques, Notícias

Como os centros urbanos bem planejados, com áreas verdes acessíveis, mobilidade eficiente e espaços públicos e privados de convivência, podem fazer toda a diferença no bem-estar dos cidadãos?

Em busca de respostas para essa pergunta, a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, participou da sexta edição do Smart City Expo Curitiba, o maior fórum de cidades inteligentes das Américas. O evento, que teve “Transformando cidades: Construindo Felicidade” como tema central, foi realizado de  25 a 27 de março, na Ligga Arena.

Adriana, que estava na capital paranaense por ocasião de visita técnica e institucional realizada no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no dia anterior, achou muito interessante a proposta do #SCE2025, vez que há alguns anos o Ibraop tem pautado os debates dos seus eventos nos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ela teve a oportunidade de acompanhar as duas principais áreas do fórum internacional: o congresso e a feira de exposições. Pode, ainda, assistir a apresentações de especialistas nacionais e internacionais, que trouxeram cases de sucesso e as inovações que estão redefinindo sustentabilidade, resiliência urbana e bem-estar. “Todos os temas  em debate propuseram reflexão. Um espaço voltado troca de ideias e construção de soluções para um futuro mais inteligente e humano”, explicou a presidente do Ibraop.

Cidades Sustentáveis & Mudanças Climáticas; Resiliência & Requalificação Urbana; Cidadãos Digitais & Governança; Inovação & Transformação Digital; Tecnologia & Negócios Disruptivos​; Cidades para Pessoas & Bem Estar; Tomorrow Building: o futuro da construção civil; e Tomorrow Mobility: transição para a mobilidade urbana sustentável: esses foram as áreas temáticas abordadas.

SAIBA MAIS – Dentre os palestrantes de renome estavam Charles Montgomery, autor do premiado livro “Happy City” (Cidade Feliz), e o arquiteto paranaense Edson Yabiku, que participou dos projetos do Masdar Institute e do Central Market Souk em Abu Dhabi. Vários outros especialistas em cidades inteligentes também palestraram, como o auditor de controle externo André Agra (TCE-PB), coordenador do Espaço Cidadania Digital da Corte Paraibana.

O Smart City Expo Curitiba 2025 reuniu aproximadamente 20 mil participantes, entre gestores públicos, especialistas, representantes do setor privado e acadêmicos, vindos de mais de 600 cidades e 80 países. O evento foi organizado pelo hub de inovação iCities, com o apoio da Prefeitura de Curitiba e a chancela da Fira Barcelona, organizadores de eventos de cidades inteligentes pelo mundo.

Back to Top