Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Seminário de Auditoria de Saneamento Básico do Ibraop conta com a presença de 65 servidores de 27 Tribunais de Contas

Destaques, Notícias

Sessenta e cinco servidores de 27 Tribunais de Contas estão participando do “Seminário de Auditoria em Saneamento Básico”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) com o apoio do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), nesta terça-feira (11), no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa (PB). 

Confira todas as fotos do evento no Flickr do Ibraop!

A precariedade do saneamento básico brasileiro e a importância do debate acerca da universalização desses serviços foram lembrados, respectivamente, pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, e pela presidente do Ibraop, Adriana Portugal, durante a abertura do evento.

Fábio Nogueira lembrou que, em média, 30 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões ainda sofrem com a falta de esgotamento sanitário, situação que compromete, e que necessita de um olhar mais atento pelos órgãos de controle. “Espero que o seminário atenda às expectativas”, frisou o conselheiro.

Essa realidade, de acordo a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, só reforça a necessidade de se aprofundar o debate pelo alcance da universalização dos serviços de saneamento básico.

“Agradeço imensamente a presença dos senhores nesse evento, preparado pelo grupo de trabalho do Ibraop responsável pela elaboração dos cinco novos procedimentos de auditoria dos serviços de saneamento básico a serem apresentados”, disse ao dar as boas-vindas a todos os participantes do evento.

O seminário seguiu com o painel de apresentação dos Procedimentos de Auditoria em Saneamento por seus relatores. Valéria Cristina Gonzaga (TCE-MG) apresentou o PROC-IBR-SAN-100-2024; Lygia Maria Sarlo Wilken (TCE-ES) apresentou o PROC-IBR-SAN-110-2024; Dener Alves de Souza (TCE-TO) apresentou o PROC-IBR-SAN-120-2024;  João César Bezerra de Menezes (TCE-PB) e Omar da Silveira Neto (TCE-RS) apresentaram o PROC-IBR-SAN-130-2024; e Paulo Henrique Cavalcanti e Tiago Fernando Andrade Martins (TCE-PE) apresentaram o PROC-IBR-SAN-140-2024.

O segundo painel trouxe especialistas para discorrer sobre o assunto, sob a mediação da Coordenadora de Legislação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Sávia Maria Leite Rodrigues. São eles o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Sanitaristas  da Paraíba (ABES), José Dantas de Lima, e o analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), Alceu de Castro Galvão Júnior.

Todas as apresentações do “Seminário de Auditoria em Saneamento Básico” estarão disponíveis, em breve, no Site do Ibraop!

Crédito das Fotos: Elias Félix (TCE-PB)

Versão para impressão Versão para impressão
Back to Top