Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Conselho Deliberativo do Ibraop aprova Plano de Atividades para o biênio 2025-2026

Destaques, Notícias

O Plano de Atividades do Ibraop para o biênio 2025-2026, apresentado pela Diretoria Executiva, foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Deliberativo do Instituto em reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (10). 

Os membros se reuniram no Centro Cultural “Ariano Suassuna”, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa, por ocasião da realização do “Seminário de Auditoria em Saneamento Básico”, no dia 11 de fevereiro.

A reunião foi aberta pela presidente do Ibraop, Adriana Portugal (TCDF), que enumerou as ações prioritárias para este ano, tais como a revisão dos materiais técnicos do Ibraop diante da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) e para a adequação do site institucional à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018). “Sugiro que também seja iniciado um debate interno para a elaboração do Planejamento Estratégico do Ibraop, bem como os preparativos finais para a realização do XXI SINAOP em Manaus (AM)”, explicou Adriana.

O presidente do Condel, Ricardo Lobo (TCE-GO), após a explanação inicial das prioridades, colocou em votação e as propostas foram aprovadas. “O custo para a execução dessas atividades não irá impactar no orçamento previsto para o ano. Como nenhum membro se opôs, o Plano de Atividades para o biênio foi aprovado por unanimidade”, disse.

Relatório de Resultados do biênio 2023-2024 –  No período da tarde, a reunião seguiu com a apresentação dos resultados alcançados entre os anos de 2023 e 2024. De acordo com a Adriana Portugal, foi um ano em que maioria das ações planejadas foram executadas, além de outras, que nem estavam planejadas foram feitas mesmo assim.

Foi dada a continuidade ao trabalho realizado pelos grupos responsáveis pela elaboração de orientações e notas técnicas, bem como de procedimentos de auditoria sobre serviços de saneamento básico, resíduos sólidos urbanos, obras rodoviárias e impactos socioambientais de obras públicas

No âmbito das relações institucionais, o Ibraop firmou acordos de cooperação técnica e intercâmbios institucionais com entidades parceiras, como a Atricon, o CNPTC, o IRB e o Confea. “Também conseguimos visitar 21 Tribunais de Contas em dois anos. Os que ainda não receberam nossa visita técnica serão priorizados em 2025”, informou Adriana.

Em 2023, o Ibraop realizou o XX SINAOP em Bento Gonçalves (RS), e o ENAOP 2024, em Luis Correia (PI), além de ter participado e prestigiado outros 50 eventos ao longo dos dois anos, como reuniões, encontros, congressos e solenidades de posse realizadas pelos TCs e entidades parceiras. Todas essas atividades foram comunicadas por meio de 309 notícias, 383 posts e 53 vídeos-reles, respectivamente, no site e redes sociais do Ibraop.

Versão para impressão Versão para impressão
Back to Top