A presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Adriana Portugal, assim como representantes das demais entidades apoiadoras do evento, participou da abertura solene do I Congresso de Saneamento dos Tribunais de Contas (CSTC) na manhã desta quarta-feira, dia 25 de setembro. Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) em seu auditório, o congresso segue até o dia 27, em Vitória (ES).
As autoridades presentes reforçaram, em suas falas, a importância de enfrentar os desafios para a universalização do Saneamento Básico no Brasil e de se investir na excelência da prestação desse serviço que tanto impacta na saúde, qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico da população.

Pepe Fotografo
Confira AQUI a íntegra das falas dos presidentes do TCEES, conselheiro Domingos Taufner; do CNPTC, conselheiro Luiz Antônio Guaraná; e do TCE-RJ, conselheiro Rodrigo Nascimento, que representou o IRB no evento!
Para Adriana, este congresso é uma ótima oportunidade de unir esforços pelo aprimoramento do controle externo dos serviços de saneamento: “Saneamento é realmente o básico, mas precisamos ir além do básico. Temos pressa! Por isso o Ibraop correu para trazer cinco novos procedimentos de auditoria em saneamento para este evento, a fim de agilizar a atuação dos Tribunais nessa temática tão urgente. O objetivo é que passemos dessa etapa para outras mais urgentes decorrentes das mudanças climáticas e da necessidade de resiliência da infraestrutura”, informou.
A presidente do Ibraop agradeceu o apoio da coordenadora do grupo de trabalho, a auditora aposentada do TCE-MG, Valéria Gonzaga, e dos participantes do grupo responsável pela elaboração dos procedimentos: Alfredo Montezuma Belo (TCE-PE), Ana Emília Brasiliano Thomaz (TCE-ES), André Domingos Goetzinger (AGIR – Blumenau-SC), Dener Alves (TCE-TO), João César Bezerra de Menezes (TCE-PB), Liana Brandão (TCE-CE), Lygia Maria Sarlo Wilken (TCE-ES), Narda Consuelo Vitório Neiva Silva (TCE-MT), Omar da Silveira Neto (TCE-RS), Paulo Henrique Cavalcanti (TCE-PE), Alysson Mattje (TCE-SC), Rogério Loch (TCE-SC), Tiago Fernando Andrade Martins (TCE-PE), Victor Correia De Oliveira Pereira (TCE-PE), Paula Antunes Da Pont (TCE-SC), Sávia Maria Leite Rodrigues (ANA) e Lauseani Santoni (ANA).
Esses cinco procedimentos de auditoria serão abertos para consulta pública durante o ICSTC, com o objetivo de receber contribuições de melhorias antes de serem divulgados e utilizados pelos Tribunais de Contas do Brasil.
SAIBA MAIS – O I Congresso de Saneamento dos Tribunais de Contas nasceu da iniciativa do Grupo Temático de Saneamento da Rede Integrar e conta com a parceria de importantes instituições que, ao longo dos últimos anos, tem trabalhado para uma melhor a atuação dos tribunais de contas na fiscalização da política de saneamento, como Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).
O evento também tem apoio do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade; da Rede Integrar do IRB; da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos (Audicon); da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON); do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC); e dos Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e de Rio de Janeiro (TCE-RJ).