Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Contribuições do Ibraop foram apresentadas em maratona temática do TCDF sobre auditoria em resíduos sólidos

Destaques, Notícias

As contribuições do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Pública (Ibraop) para o aperfeiçoamento do controle externo na Gestão de Resíduos Sólidos foi o tema da palestra ministrada pela auditora aposentada de controle externo, Valéria Gonzaga, durante a Maratona Temática do TCDF sobre auditoria em resíduos sólidos, nesta segunda-feira (4), em Brasília.

A palestrante coordena o grupo do Ibraop responsável em debater e elaborar produções técnicas relacionadas ao Novo Marco do Saneamento Básico (Lei Federal n. 14.026/2020). O evento, que segue até o dia 5 de dezembro, é voltado aos auditores do TCDF e de outros Tribunais de Contas, servidores do Governo do Distrito Federal e integrantes da sociedade interessados no tema.

Em sua apresentação, Valéria destacou o trabalho desenvolvido pelos GTs de Saneamento e de Planilhas de RSU do Ibraop, que estudam e elaboram conteúdos técnicos sobre o tema em questão. Ela mencionou a Orientação Técnica 007/2018, que trata de Projeto de Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, bem como os procedimentos de auditoria e os livros digitais sobre Saneamento Básico e Resíduos Sólidos já publicados sobre RSU.

Clique AQUI, AQUI e AQUI para conhecer esses trabalhos!

“O Ibraop promove regularmente eventos de abrangência nacional e as discussões  sobre a  gestão dos resíduos sólidos acontecem há muito tempo nos nossos eventos”, explicou. Nesse sentido, a coordenadora do GT de Saneamento citou os mais recentes: o ENAOP 2022 e o  Seminário de Atualização em Auditoria de Obras Públicas, realizados em outubro do ano passado e em fevereiro deste ano em Brasilia (DF), e o XX SINAOP, realizado no último mês de setembro em Bento Gonçalves. “O Ibraop vai continuar atuando para o fortalecimento dos quatro eixos do saneamento, seja dando sequência à elaboração de conteúdo técnico, seja realizando eventos”, concluiu.

A presidente o Ibraop, Adriana Portugal, que é auditora do TCDF, participou do evento e elogiou a apresentação da colega. “Eu acredito que foi a primeira vez que assisti, da plateia, uma divulgação dos trabalhos do Ibraop em resíduos sólidos tão completa! A Valéria nos orgulha!”.

O debate também contou com a participação de representantes do Ministério Público junto ao TCDF, da Universidade de Brasília (UnB), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), da Controladoria-Geral (CGDF), da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e do DF Legal, que apresentaram ações e boas práticas na gestão e fiscalização de resíduos sólidos.

Back to Top