Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Diex do Ibraop participa do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Fortaleza

Destaques, Notícias

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) participou do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, em Fortaleza. O evento foi promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e ofereceu 102 palestras e 57 diferentes atividades aos aproximadamente 1,5 mil participantes inscritos, que lotaram o Centro de Eventos do Ceará.

A Diretoria Executiva, representada pela presidente Adriana Portugal, pelo vice-presidente, Anderson Uliana Rolim, e pelos diretores Financeiro e Administrativo, Alysson Mattje e Bartolomeu Barros Lordelo Jr, e pela diretora de Comunicação do Ibraop, Narda Consuelo Vitório Neiva Silva, elogiaram a qualidade das palestras, bem como o espaço disponibilizado para a realização de encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.

No auditório principal foram debatidos temas atuais — como as fake News, a era digital, inovações no controle e desenvolvimento sustentável — e necessários ao Sistema Controle Externo, como Governança, Sustentabilidade Fiscal, Políticas Públicas, Igualdade e Responsabilidade Social, por exemplo.

Enquanto o uso de inteligência artificial, a importância da atuação em rede, a constrição da igualdade de gênero e os desafios da educação antirracista foram algumas das temáticas abordadas nas oficinas, a capacitação trouxe a Nova lei de Licitações e Contratos Administrativos para discussão. Houve, ainda, espaço para o lançamento de livros, entrega de homenagens e comemorações, como a dos 50 anos do IRB.

O evento foi encerrado com as presenças ilustres do ministro presidente e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, que ministraram, respectivamente, as conferências “Tribunal de Contas e controle de constitucionalidade” e “Direito e Sustentabilidade na Era Digital”.

“Além de termos tido a oportunidade de adquirir vários conhecimentos, divulgamos o Instituto, distribuindo o folder indicativos dos trabalhos que foram e vem sendo desenvolvidos. Também foi possível fazer diversos contatos importantes para os projetos do Ibraop e avançar nas definições do ENAOP 2024”, disse Adriana Portugal.

O III CITC foi promovido em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Contou também com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Back to Top